
Exportações para todos: III Encontro Nacional do PEIEX reúne equipes de todo Brasil
O III Encontro Nacional do PEIEX ocorreu nos dias 5 e 6 de outubro, na sede da Agência Brasileira de Promoção a Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Brasília. O evento faz parte das atividades do Programa de Qualificação a Exportações (PEIEX), que atualmente possui Núcleos Operacionais em diferentes localidades para capacitar empresas iniciantes no processo de exportação. O objetivo do encontro foi ampliar as trocas entre os Núcleos de todo o país e gerar reflexões sobre a inserção das empresas atendidas no mercado internacional.
Nas fotos, Luis Gustavo Henrique Peles, monitor do Peiex do núcleo da Grande Florianópolis, que participou do evento e pode compartilhar um pouco sobre a sua experiência.
O Diretor de Negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza, lembrou que o programa, em execução pela Agência desde 2008, é tradição da Casa. “Trata-se de um método consolidado e reconhecido, que impacta diretamente a vida dos empreendedores e da família dos empreendedores”, destacou Fiuza. O Embaixador Alex Giacomelli, Diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores, ratificou a excelência do PEIEX. De acordo com ele, “o programa exerce papel fundamental na redução das incertezas para as empresas que querem exportar”.
Já Clarissa Furtado, Gerente de Competitividade da ApexBrasil, destacou as melhorias realizadas no atual ciclo do programa, que deve capacitar gratuitamente 2.200 empresas para exportação até o final do ano. “Nossos técnicos estão sempre em busca de inovação e esse encontro é prova disso. O PEIEX oferece conteúdos cada vez mais qualificados para promover as exportações”, ressaltou Furtado.
Hoje, o programa conta com mais de 300 profissionais das entidades executoras, e atende tanto micro e pequenas empresas (70% do total) como médias e grandes empresas que estão recém iniciando operações no exterior (30% do total). Os setores de atuação dos empreendedores atendidos são igualmente variados, já que o PEIEX inclui não apenas representantes da indústria, mas também produtores rurais, microempreendedores individuais (MEIs), startups e empresas de serviços.
A metodologia PEIEX adequa-se a todos esses diferentes perfis, e traz resultados por meio do conhecimento. “A gente investe nesse saber, e muitas empresas transformam isso em renda, emprego e desenvolvimento para o país”, destaca Rita Albuquerque, coordenadora de Qualificação da ApexBrasil. Esse foi o caso, por exemplo, da empresa Açaí Town, que surgiu em 2014 em Tatuí, interior de São Paulo, que, após acessar diferentes programas de qualificação oferecidos pela ApexBrasil, inclusive o PEIEX, passou de um faturamento de R$ 60 mil para mais de R$ 1 milhão, depois do início das exportações, em 2017. “Como vocação, nasci empreendedor, mas a aptidão para exportar foi despertada no PEIEX”, relata o CEO da marca, Murilo Santucci.
Desde a pandemia, o acompanhamento dos resultados atingidos pelas empresas após o ciclo de capacitação passou por uma intensa transformação digital, e tornou-se mais robusto. Atualmente, o programa possui um sistema 100% digitalizado, que permite a compilação de dados de atendimento e a análise detalhada da trajetória das empresas. A digitalização somada à alta capilaridade das dezenas de Núcleos Operacionais que atuam em rede garante um atendimento customizado em todo país.
Roteiros para exportação
Ao final dos ciclos de capacitação, os técnicos do PEIEX responsáveis pelo atendimento às empresas desenvolvem um plano de exportação (para produtoras de bens) ou um mapa de valor (para prestadoras de serviços), que sintetiza o roteiro para exportações de cada empresa. Trata-se de um material customizado, que inclui informações estratégicas, como dados de inteligência de mercado, questões logísticas e cálculos de precificação. Neste ano, os melhores planos de exportação e mapas de valor foram premiados pela ApexBrasil.
Geração de conhecimento
O compromisso do PEIEX é ampliar a presença competitiva do Brasil no mercado internacional, e, para isso, a aposta é em conhecimento. Os Núcleos Operacionais do programa são desenvolvidos pelos parceiros da ApexBrasil, que podem ser universidades, fundações de amparo à pesquisa, federações da indústria, associações comerciais, entre outras instituições que se responsabilizam pela contratação de centenas de profissionais de comércio exterior. É essa rede que garante a aplicação prática dos saberes produzidos no âmbito acadêmico.
Da mesma forma, os aprendizados gerados ao longo dos atendimentos PEIEX servem de material empírico para aprofundar as reflexões sobre o comércio exterior. São muitos os casos de extensionistas do programa que utilizam sua experiência para enriquecer seus trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Foi nesse contexto que surgiu a iniciativa do e-book do PEIEX, uma coletânea de artigos produzidos por técnicos do programa, avaliados por uma banca de especialistas da ApexBrasil e de universidades. Dessa forma, a Agência atua como catalisador do conhecimento gerado ao longo dos processos de qualificação. A primeira edição do e-book, publicado em 2020, versou sobre os impactos da pandemia. Agora, a segunda edição aborda os Impactos do PEIEX e das exportações no desenvolvimento regional. A publicação está em sua segunda edição, disponível aqui.