
MeetUp Mobilidade - Contexto social, Tecnológico, Desafios e Oportunidades
Planejar o futuro das cidades é lançar luz sobre um tema urgente: mobilidade. Para ampliar o debate, no dia 23 de setembro, às 19h30, no Atrium Offices, promoveremos o MeetUp Mobilidade - Contexto social, Tecnológico, Desafios e Oportunidades – uma continuação do painel sobre smart cities que realizamos em agosto. As inscrições são gratuitas e estão abertas no link https://bit.ly/2m1OCsd.
A integração entre modais, uso de aplicativos, melhorias no transporte público e políticas que atendam às necessidades de locomoção das pessoas nas cidades são alguns dos pontos fundamentais para que a mobilidade urbana deixe de ser um caos na vida dos brasileiros.
No MeetUp vamos reunir público e especialistas (em breve divulgaremos os nomes dos participantes) para conversar sobre os desafios que impedem a revolução na mobilidade e trocar ideias sobre oportunidades no setor, sobretudo no que diz respeito ao uso de novas tecnologias conectadas com produtos e serviços que tragam benefícios à vida de quem circula nas cidades. O evento contará com a participação da montadora Renault.
Mobilidade no Brasil
No Brasil, com a sanção da Política Nacional de Mobilidade urbana (PNMU), as cidades receberam novas diretrizes para planejar e guiar suas ações políticas para estabelecer uma mobilidade mais sustentável. Segundo a Lei 12.587/12, os planos de mobilidade urbana devem tratar da circulação de pessoas e bens e não só dos veículos, priorizando o pedestre e o transporte coletivo.
Sete anos após a sanção da Lei, o Brasil continua para trás em mobilidade urbana na América Latina – que tem como destaque a cidade de Bogotá, na Colômbia, que adotou novas políticas de mobilidade nos anos 1990, na gestão do ex-prefeito Enrique Peñalosa, e se mantém na vanguarda quase 30 anos depois.
Nem precisamos olhar para tão longe para justificar a importância de eventos como o MeetUp Mobilidade e entender a dimensão do problema da mobilidade brasileira. No levantamento divulgado em agosto pela Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU) consta que 248 obras de mobilidade urbana estão paradas no nosso País. Frustrante, não é mesmo?
Aqui, na Grande Florianópolis, vivemos no dia a dia os efeitos do colapso da mobilidade urbana. Soma-se ao tráfego intenso na BR 101 e rodovias adjacentes a ‘imobilidade’ de Florianópolis – apontada pelo jornal Folha de S. Paulo como detentora de um dos piores trânsitos do País.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na Capital, o trajeto entre casa e trabalho dura em média 44 minutos, tempo superior à média de São Paulo (42,8 minutos) - aqui você encontra mais dados sobre a mobilidade das cidades brasileiras.
E no que depender do plano diretor do município, a bolha da mobilidade caminha a passos largos para explodir: a estimativa para 2035 é de que juntos, Ilha e Continente abriguem 800 mil moradores. Um prato cheio para o trânsito caótico, que atrasa o desenvolvimento da economia e mata mais do que os homicídios.
Agora que compartilhamos uma avalanche de dados, você tem motivos de sobra para se inscrever no MeetUp Mobilidade - Contexto social, Tecnológico, Desafios e Oportunidades e planejar o futuro da mobilidade junto com a gente. Inscreva-se aqui e garanta sua vaga - não deixe para última hora!
_
*O MeetUp Mobilidade - Contexto social, Tecnológico, Desafios e Oportunidades é uma realização da Renault, Cidade Pedra Branca e Inaitec, com apoio do Impact Hub e InnoBench.
Serviço
O quê: MeetUp Mobilidade - Contexto social, Tecnológico, Desafios e Oportunidades
Quando: 23/09/2019 - 19h30
Onde: Atrium Offices - Rua Jair Hamms, 38, Pedra Branca, em Palhoça/SC.
Quanto: Gratuito
Inscrições: https://bit.ly/2m1OCsd
+ infos: [email protected]