Eventos

Neurocomportamento: como dominar seu cérebro para ter mais produtividade

Disciplina, foco, persistência e repetição = mudança de comportamento

Você já reparou o quanto estamos cada vez mais robotizados? A tecnologia e a vida moderna nos oferecem conforto e praticidade, mas sem perceber vamos criando comportamentos automáticos, que podem ser nocivos a nossa saúde e até afetar o nosso lado profissional.

Segundo dados da revista exame, cientistas estimam que 95% das nossas decisões acontecem de forma inconsciente, ou seja,  criamos padrões de comportamentos de acordo com as nossas experiências e percepções. Os padrões mentais inconscientes que criamos ao longo da vida, interferem diretamente na forma como pensamos, agimos e nos relacionamos.

Desta forma, entramos em um ciclo que pode envolver hábitos positivos ou negativos, como a procrastinação, vícios e autossabotagem.

Por que é tão difícil mudar hábitos e comportamentos?

A culpa não é só da vida moderna, mas também do próprio cérebro que usa diariamente 20% da nossa energia corporal para comandar todos os estímulos.

Por ser uma grande fonte de consumo, o cérebro trabalha poupando esforços para economizar energia e gerar o maior nível de prazer imediato. Sendo assim, ele evita que fiquemos racionalizando todas as nossas atividades diárias e acaba guardando informações prontas no inconsciente, que se tornam ações mecânicas. Por isso é tão difícil mudar hábitos e comportamentos, pois o cérebro cria uma programação que se fortalece a cada repetição.

Mas através do estudo do neurocomportamento é possível conhecer algumas estratégias para reprogramar significados no seu cérebro e sair desse ciclo, permitindo criar uma nova rotina.

Mas o que é neurocomportamento?

É a ciência que desvenda o comportamento humano através de estudos sobre a mente.

Partindo de pesquisas neurocientíficas, o neurocomportamento auxilia a compreender padrões mentais e utiliza de práticas de desenvolvimento humano voltadas para a alta performance, seja para objetivos pessoais ou comerciais.

Como o neurocomportamento pode ajudar na sua produtividade?

Até a pouco tempo atrás entender as ações, reações e relacionamentos das pessoas era um desafio que se limitava a áreas como a filosofia e a psicologia. Porém, recentemente a administração encontrou a necessidade de se aprofundar nos estudos da mente, para buscar resultados mais assertivos voltados ao desempenho pessoal.

Diante das experiências que passamos desenvolvemos habilidades, mas também crenças limitantes, que muitas vezes, nos impedem de evoluir nas mais diferentes áreas da vida. Essas crenças devem ser trabalhadas, pois de forma inconsciente se manifestam através de medos, ansiedades, procrastinação, fobias, angústias, vícios, entre outros.

Existem algumas estratégias simples para melhorar alguns comportamentos, mas que exigem bastante persistência e repetição, como por exemplo, otimizar seu tempo.

Observe onde você anda desperdiçando o seu tempo ao invés de manter o foco no que é prioridade. Você está olhando em excesso a redes sociais? Perde muito tempo arrumando a casa? Se pergunte: essas atividades merecem o meu tempo e dedicação diante das minhas prioridades? Faça alguns questionamentos a si mesmo.

Outra dica é ter um propósito definido e lutar incansavelmente para realizá-lo. Se é parar de fumar, emagrecer ou simplesmente mudar uma mania, crie metas e escreva em um papel, se organize de maneira pontual para conseguir. Mantenha o foco e tenha pequenas evoluções diárias.

Pratique o autoconhecimento e localize suas atitudes de autossabotagem.

Diante de experiências anteriores frustradas criamos um padrão mental que nos sabota quando chegamos em alguma situação semelhante a que nos frustrou.  Desta forma, inconscientemente nutrimos um ciclo de repetição agindo da mesma forma nessas situações, o que sempre resulta no fracasso.

Essa é uma das principais dificuldades de muitas pessoas e a grande maioria nem consegue se reprogramar sozinha e acabam buscando a ajuda de um profissional.

Lidar com emoções é lidar com o inconsciente e ele é um dos principais vilões das mentes que buscam o equilíbrio. Mas através do neurocomportamento é possível conhecer como formam-se as emoções e como as pessoas localizam e desenvolvem suas motivações.

Como o neurocomportamento pode ajudar você a vender mais?

Todas as estratégias de marketing começam estudando o perfil do cliente, mas essas abordagens ficam muito mais efetivas se você aplicá-las também se embasando no  neurocomportamento.

Profissionais de alta performance buscam alcançar melhores resultados estudando mais profundamente o perfil, preferências e comportamentos de seus clientes. Desta forma, conseguem se aproximar de seus consumidores de maneira mais pontual, usando estratégias mais emocionais e menos invasivas. 

Gostou desse post?

Bom, se leu até aqui é porque se interessou e talvez queira saber mais!

Então assista o nosso vídeo, pois convidamos a especialista Josielly Lima Guimarães para o Toda Quarta dessa semana.

Esperamos por você! Se inscreva no nosso canal, Toda Quarta um conhecimento diferente!

 

Assine nossa news!

 ASSINAR NEWSLETTER

Mais eventos

Posts

Como atrair o cliente certo através do seu website

Com o avanço da tecnologia, os sites estão tornando-se cada vez mais modernos e atraentes, desta forma surgiram novos formatos com objetivos diferentes, conheça alguns!
17/09/2020
 
Eventos

Definição do Escopo de Projeto. Ferramenta + Exemplo Prático

Quantas vezes você teve uma ideia incrível, mas não colocou em prática porque não sabia por onde começar? Ou resolveu pôr e não deu nada certo?
Quando: 11/03/2020 - 11h30 às 12h30
 
Posts

A importância da comunicação institucional nas organizações nesse novo cenário

Diante das adversidades surgem novos comportamentos, ideias e tendências e a comunicação institucional pode ajudar a sua empresa a se adaptar nessa nova realidade.
06/08/2020
 
Posts

Vem pro ecossistema de inovação!

Como você pensa no futuro das cidades? Nós, do Inaitec, acreditamos que as cidades do amanhã devem ser planejadas agora, com inovação.
20/08/2019
 
Eventos

“Toda Quarta” chegando com tudo!

Planejamento estratégico – Como ele gera impacto nos seus resultados
Quando: 05/02/2020 - 11h30 às 12h30
 
Hub de ideias

Que tal um aplicativo para montar seu jardim nativo?

O Brasil está vivendo um momento onde seus pulmões estão sendo afetados. Nas cidades faltam árvores, parques e jardins. Nossa ideia é poder fazer das dos centros urbanos, pequenas florestas caseiras.
23/09/2019
 
Posts

Due Laser, produz e doa 760 máscaras de proteção para profissionais da saúde da região da grande Florianópolis.

Empresa de máquinas de corte a laser, aproveita sua estrutura fabril paralisada e tem como objetivo produzir mais de 4 mil máscaras de proteção.
06/04/2020
 
Eventos

Evento “Toda Quarta” volta com versão online e primeira temática será sobre RH em tempos de crise

Diante de todo o caos nunca foi tão importante cuidar das pessoas que fazem parte de uma empresa.
Quando: 29/04/2020 - 11h30 às 12h30
 
Posts

2020, um ano para colocar ideias em prática!

Você, suas ideias e nós fortalecendo essa conexão em busca de negócios de impacto.
21/01/2020
 
Como uma incubadora pode ajudar a transformar uma ideia em um negócio de sucesso.
Posts

Incubadoras: qual a importância no sucesso dos negócios

Como uma incubadora pode ajudar a transformar uma ideia em um negócio de sucesso.
28/05/2020
 
Posts

O que é Inovação Sistêmica de Produtos?

A maioria das empresas querem inovar para crescer e consequentemente a inovação se torna uma ferramenta poderosa para aumentar a competitividade no mercado.
03/09/2020
 
Posts

Mate in Box disponibiliza erva-mate a R$1,00 para incentivar consumidores a não saírem de casa

Clube de erva-mate que fica incubado no Inaitec, também se movimentou diante da luta contra o Coronavírus e disponibilizou produtos para chimarrão e tereré por apenas R$1,00.
03/04/2020
 
Posts

Incubada Zads cria plataforma inovadora de anúncios para veículos de comunicação

A nova plataforma Direct oferece um ambiente digital simples e seguro para que anunciantes de pequeno e médio porte possam comprar mídias de forma direta com os veículos e publishers.
25/07/2020
 
Posts

Pesquisa de satisfação: como aplicar e qual a melhor abordagem?

Ter uma cultura voltada ao cliente é essencial e a pesquisa de satisfação é o canal certo para receber sugestões, críticas e saber se a sua empresa tem alcançado o sucesso desejado.
30/07/2020
 
Posts

Método de Gestão Vicente Falconi

Como algumas práticas de gestão podem te conduzir a resultados revolucionários
14/09/2020
 
Eventos

Imposto de renda: tudo o que você precisa saber!

O ano só está começando e temos que nos organizar para dar conta de todos os compromissos...
Quando: 04/03/2020 - 11h30 às 12h30
 
Eventos

Vendas: a força motriz das startups de sucesso

Especialista em vendas vai compartilhar seu expertise no Master Class de Vendas, marcado para 25 de outubro na Sala de Treinamentos do Inaitec.
Quando: 25/10 - 09h ás 17h
 
Eventos

Workshop: Empreendedorismo e propósito

Quais habilidades como empreendedores vamos precisar desenvolver para navegar no mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo que vivemos?
Quando: 28/08/2019 - 13h30 às 16h30