Hub de ideias

Vamos conversar sobre branding?

12/12/2019
Sua empresa está pronta para o amanhã? Convidamos Manoela Hoffmann, CEO da Move Design, para falar sobre a importância do branding para marcas com visão de futuro.

Vivemos em um ambiente 100% voltado para inovação. Por isso, falar sobre futuro é assunto comum no nosso cotidiano – principalmente quando o papo envolve soluções para as cidades e negócios de impacto. E falando em empresas disruptivas, a gente sempre lembra os empreendedores que uma ideia inovadora não sustenta um negócio por si só. Sem um propósito bem definido e branding, sua empresa corre o risco de ficar para trás.

“Sempre pergunto para os nossos clientes se a sua empresa contribui para a criação de um futuro melhor para as próximas gerações. É importante gerar essa reflexão, mostrar que o que trouxe o negócio até aqui não vai levá-lo adiante”. O alerta é da jornalista, especialista em branded content e CEO da Move Design, Manoela Hoffmann.

Manoela e os sócios Claudio Mendes e Caique Sanfelice Lopes são experts em branding e inteligência de mercado. O trio, inclusive, assina o reposicionamento e a nova marca do Inaitec, lançada em 2019.  

Por que precisamos falar de propósito?

“Simples: porque ele é a razão de existir de um negócio!”, responde Manoela Hoffmann. Na prática, definir o porquê da existência de um negócio ajuda empresas a inspirarem mudanças significativas no mundo, seus colaboradores a encontrarem motivação no trabalho e a sociedade a encontrar sentido no consumo.

O branding é o responsável por alinhar propósito, negócio, marca e comunicação, é o apoio necessário para criar valor para o público. “A gente compra a marca pela promessa, não pelo produto, o processo é quase automático. Se você para de vender um produto, o cliente compra outro na concorrência. Se você tira a marca e tudo que ela representa, o cliente não consegue substituir por outra. O produto pode ser facilmente substituído, a promessa não”, afirma Manoela. 

Como ser relevante no futuro?

Para ser relevante e continuar no mercado, não existe milagre. Marcas mais fortes que lutam por um lugar no futuro onde ser valioso é ser autêntico, entendem seu propósito e investem em branding.

“Estratégias de branding que envolvem marca, negócio e comunicação são importantes para que a empresas se mantenham prósperas e relevantes para clientes, parceiros e colaboradores”, pontua Manoela.

A Move Design tem feito uma série de palestras para conversar com empreendedores sobre o futuro das marcas, apresentando tendências e destacando a importância de estar em processo constante de inovação.

Segundo a Move, no futuro das marcas, empresas que incentivem e abracem a inovação têm mais chance de fazerem conexões reais com as pessoas. “Falamos em inovação não no sentido de incluir mais tecnologia no negócio e, sim, trazer melhorias nos processos que agreguem mais produtividade, mais agilidade e mais conexões”, explica Manoela.

Marcas com visão

Há seis anos a Move Design desenvolve estratégias para empresas por meio do design estratégico, mapeando tendências e oportunidades para que negócio, marca e comunicação estejam alinhados com o futuro.

Manoela Hoffmann fala um pouco sobre a consultoria da Move. “A cada projeto, encontramos nos negócios quais questões eles resolvem, quais impactos têm no mundo e qual resultado gera para as pessoas. Defendemos um propósito sem utopia, com os olhos voltados para o capitalismo do futuro, onde é preciso entregar mais do que as falsas promessas do passado”.

As marcas mais valiosas do mundo já descobriram que propósito é a base para a construção de uma proposta de valor relevante para o mercado. O propósito permite que a empresa, colaboradores, clientes e sociedade trabalhem juntos na conquista de melhores resultados e na construção de um futuro melhor.

Assim como a Move, aqui no Inaitec abraçamos novos desafios todos os dias para promover as mudanças que queremos ver no mundo. O movimento é necessário, gera inovação e nos leva para o futuro.

“Os negócios do futuro não fazem acordo com o passado, são melhores, mais significativos e têm impacto no mundo. Pense um pouco: que diferença seu negócio faz na vida das pessoas? Que relevância seu negócio tem no seu entorno? Desafie-se, questione, busque o resultado! O tempo tá passando”, finaliza a CEO.

Assine nossa news!

 ASSINAR NEWSLETTER

Hub de ideias

Posts

Vem pro ecossistema de inovação!

Como você pensa no futuro das cidades? Nós, do Inaitec, acreditamos que as cidades do amanhã devem ser planejadas agora, com inovação.
20/08/2019
 
Eventos

Workshop: Empreendedorismo e propósito

Quais habilidades como empreendedores vamos precisar desenvolver para navegar no mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo que vivemos?
27/08/2019
 
Você tem uma ideia inovadora com potencial para se tornar um negócio de impacto?
Hub de ideias

Contribua com a sua ideia!

Você tem uma ideia inovadora com potencial para se tornar um negócio de impacto?
20/08/2019
 
Eventos

Vendas: a força motriz das startups de sucesso

Especialista em vendas vai compartilhar seu expertise no Master Class de Vendas, marcado para 25 de outubro na Sala de Treinamentos do Inaitec.
14/10/2019
 
Eventos

Meetup Smart Cities

Inaitec apresenta nova marca em evento sobre cidades inteligentes.
19/08/2019
 
Eventos

MeetUp Mobilidade - Contexto social, Tecnológico, Desafios e Oportunidades

Depois de falar sobre smart cities, nosso próximo encontro debaterá os desafios e oportunidades da mobilidade urbana, com a presença da montadora Renault.
17/09/2019
 
Hub de ideias

Que tal um aplicativo para montar seu jardim nativo?

O Brasil está vivendo um momento onde seus pulmões estão sendo afetados. Nas cidades faltam árvores, parques e jardins. Nossa ideia é poder fazer das dos centros urbanos, pequenas florestas caseiras.
23/09/2019
 
O que é franquia
Posts

O que é franquia?

Veja o que significa, de onde veio, e quais as principais vantagens de um negócio no modelo de franquias.
05/09/2019
 
Eventos

Inovação na era do protagonismo do cliente

Inovação = Tecnologia + Conexão Humana
14/10/2019