O cenário da inovação em Santa Catarina acaba de ganhar um novo capítulo promissor. O Inaitec – Instituto de Apoio à Inovação, Ciência e Tecnologia – foi contemplado no edital da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) para liderar um ambicioso programa de internacionalização de empresas, que inclui duas grandes missões internacionais: uma para o Vale do Silício (EUA) e outra para a Espanha.
Com foco em fortalecer a presença global de startups e empresas inovadoras, o projeto permitirá que 20 empresas catarinenses participem de forma subsidiada, com passagens, diárias e capacitação internacional incluídas. Essa é uma das maiores ações de internacionalização já realizadas pelo Inaitec, e marca uma nova fase para o ecossistema do Parque Tecnológico Pedra Branca.
Com mais de 400 empresas já capacitadas ao longo dos últimos anos, o Inaitec vem se consolidando como uma das principais referências em apoio técnico, estratégico e operacional à internacionalização de negócios em Santa Catarina.
Agora, com apoio da Fapesc, será possível oferecer um programa robusto e completo, que começa com capacitação no Brasil e culmina em ações práticas nos mercados internacionais.
A proposta prevê:
As empresas interessadas precisarão se inscrever por meio de um edital de chamamento público, previsto para ser lançado em abril. Poderão participar empresas de base tecnológica, startups, indústrias inovadoras e negócios em expansão de todo o estado de Santa Catarina.
Cada missão internacional foi desenhada com um propósito específico. O Vale do Silício terá foco em startups em busca de investimento e tração internacional, com agenda voltada para interação com fundos, aceleradoras e hubs de tecnologia. Já a missão à Espanha, com foco em Barcelona, terá viés comercial, buscando geração de negócios, parcerias e conexões estratégicas com o mercado europeu.
Ambas as agendas terão apoio de parceiros locais e operadores de matchmaking, garantindo que as empresas participantes não apenas visitem, mas construam pontes reais com os ecossistemas internacionais.
Além da Fapesc, o Inaitec está em articulação com outros importantes atores do ecossistema de inovação e comércio exterior, como:
A expectativa é que, a partir desta iniciativa, novas missões internacionais sejam estruturadas ao longo do ano, fortalecendo ainda mais a atuação global das empresas apoiadas pelo Inaitec.
Internacionalizar não é apenas exportar. É entender novos mercados, adaptar produtos e serviços, ampliar o networking e aumentar a competitividade. Para empresas de tecnologia e inovação, estar conectado aos maiores polos do mundo é um diferencial estratégico que abre portas e acelera o crescimento.
Participar de um programa como este significa receber apoio técnico e financeiro para estruturar esse processo com segurança, além de ter a oportunidade de representar o Brasil nos ecossistemas mais avançados do planeta.
O lançamento oficial do edital será realizado nas próximas semanas, com ampla divulgação nas redes do Inaitec. Acompanhe para não perder essa chance de levar sua empresa ao próximo nível.
O Inaitec fortalece a internacionalização de empresas com parcerias estratégicas com a General Assembly (EUA) e a Asociación Conecta (Espanha). A iniciativa oferece capacitação, acesso a mercados internacionais e networking global para startups e negócios inovadores brasileiros.
A ONG Prototipando a Quebrada, incubada no INAITEC, foi premiada no programa nacional VOA da Ambev. Saiba como a iniciativa transforma a vida de jovens da periferia por meio da tecnologia e inovação.
A VHL Sistemas, startup graduada no INAITEC, foi adquirida pela multinacional canadense Valsoft. Descubra como essa inovação no setor cartorário levou a empresa catarinense ao reconhecimento internacional e sua expansão pelo Brasil.