Benefícios fiscais e econômicos para empresas inovadoras com base tecnológica, conheça as vantagens em instalar a sua empresa no ecossistema da Pedra Branca
23/07/2021
Você se interessa pela ideia de expandir o seu negócio mas não sabe por onde começar? Quer estabelecer a sua empresa em um ambiente saudável, que ofereça apoio para encarar os desafios e burocracias que envolvem esse processo de crescimento? Se a sua resposta foi sim, você provavelmente já sabe o que é um ecossistema, mas talvez não saiba da importância que ele tem como base estratégica para fazer a sua empresa alcançar os resultados que ela precisa.
O Ecossistema da Pedra Branca
O grande diferencial da Pedra Branca é que ela é um bairro-Cidade Universitária totalmente planejado, que tornou-se referência em qualidade de vida por permitir às pessoas morarem, trabalharem e estudarem no mesmo local.
Na América Latina foi pioneira ao se estruturar como uma cidade inteligente, conceito que une cidades, inovação e tecnologia otimizando a utilização dos recursos para servir melhor os cidadãos.
Atraídos pelo desejo de uma vida mais segura, saudável e dinâmica, mais de doze mil pessoas habitam e constroem seus negócios com a base futurista de uma smart city.
O bairro revela um grande potencial econômico, oferecendo uma Universidade (Unisul), comércios, belezas naturais e um parque tecnológico.
Não é à toa que o bairro-cidade Pedra Branca tornou-se um ecossistema inovador que chama a atenção de grandes empresas e instituições por todo o Brasil. Atualmente a região se destaca pelas oportunidades de trabalho e iniciativas que fomentam o empreendedorismo e a inovação. Atualmente abriga cerca de 1.300 empresas e circula mais de 1 bilhão de reais por ano.
Incubadora de empresas INAITEC
Inserido nesse ambiente inovador o Instituto de Apoio à Inovação, Ciência e Tecnologia (INAITEC), apoia a criação de negócios de impacto, voltados para ideias inovadoras que façam diferença na vida das pessoas. Transformando necessidades em produtos e serviços que provoquem inovações para cidades.
O instituto nasceu com o objetivo promover o desenvolvimento da sociedade através do apoio à consolidação de empresas. Desta forma, o INAITEC trabalha fazendo a conexão da tecnologia com a inovação, proporcionando infraestrutura física, operacional e gerencial para desenvolver grandes ideias. Além disso, disponibiliza um espaço de coworking com espaço amplo, oferecendo mais de 80 postos de trabalho.
Em 10 anos, o INAITEC, já atendeu mais de 250 empresas e mantém ações educacionais e empresariais, com parcerias com a Prefeitura de Palhoça, Sebrae/SC e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, para a consolidação da Incubadora e crescimento do Parque Tecnológico Pedra Branca.
Conheça quais leis de fomento à Inovação o INAITEC criou junto com a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Palhoça para incentivar a recepção de novos empreendedores
-
LEI Nº 2460, DE 25 DE OUTUBRO DE 2006 - PRODEP. PROGRAMA DE FOMENTO ECONÔMICO E DE INCENTIVOS FISCAIS PARA EMPRESAS DO MUNICÍPIO DE PALHOÇA. INSTITUI.
A empresa contribuinte que realizar investimentos ou criar postos de trabalho no Município de Palhoça, na forma definida pelo art. 3º desta Lei, poderá gozar de benefícios Fiscais, observando-se os limites de redução parcial, de até:
a) 80% (oitenta por cento) do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, referente ao imóvel objeto do investimento pelo prazo de 10(dez) anos.
b) 50% (cinqüenta por cento) do valor do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI, referente ao imóvel que será objeto do investimento;
c) 60% (sessenta por cento) do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISQN incidente sobre os serviços prestados pelo estabelecimento objeto do investimento, conforme atividades definidas na Lei Complementar nº 24, de 01/07/2004 pelo prazo de 10 (dez) anos.
d) 80% (oitenta por cento) das Taxas previstas na Lei Complementar nº 18, de 30/12/2002, incidentes sobre o imóvel objeto do investimento pelo prazo de 10 (dez) anos.
-
LEI COMPLEMENTAR Nº 192, DE 10 DE ABRIL DE 2015 - NOTA FISCAL PALHOCENSE;
Vantagens para empresas, possível utilização dos fundos de aval, fundo equalizador de Juros e Fundo para subvenção de projetos inovadores.
-
LEI Nº 4.292, DE 29 DE SETEMBRO DE 2015 – PALHOÇA INVESTE
Prorrogação do de até 75% do ISSQN por 4 anos.
-
LEI Nº 4.293, DE 29 DE SETEMBRO DE 2015 – INOVA PALHOÇA
Setores estratégicos - Setor automotivo e de autopeças, entre outros.
Art. 5º - Os incentivos fiscais: I - Isenção de até 100% IPTU;
II - Isenção de até 100% ITBI;
III - Isenção de até 60% ISS incidentes sobre os serviços de construção civil;
IV - Isenção de 60% ISS incidente sobre os serviços incentivados;
Venha conhecer o ecossistema da Pedra Branca e desenvolva a sua empresa junto com outros empreendedores, especialistas e interessados em compartilhar experiências e conhecimento. Inscreva a sua empresa aqui!