Posts

Inaitec completa dez anos de cultura de inovação

30/09/2020
Com inovação, tecnologia e empreendedorismo o instituto já fomentou mais de 250 negócios de impacto na Grande Florianópolis

Inserido no ambiente inovador do bairro Cidade Pedra Branca, o Instituto de Apoio à Inovação, Ciência e Tecnologia (INAITEC) apoia a criação de negócios de impacto na Grande Florianópolis. 

Em 10 anos, o INAITEC, já atendeu mais de 250 empresas. Além disso, mantém ações educacionais e empresariais, com parcerias com a Prefeitura de Palhoça, Sebrae/SC e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, para a consolidação da Incubadora e crescimento do Parque Tecnológico Pedra Branca.

 

Tudo começou na smart city Pedra Branca

Ao longo dos anos, o bairro Cidade Universitária Pedra Branca, em Palhoça (SC) tornou-se referência em qualidade de vida. Certamente o fator determinante para essa fama foi a união entre uma paisagem natural exuberante e um projeto que permitiu às pessoas morarem, trabalharem e estudarem no mesmo local.  

Na América Latina foi a primeira vez que se pensou em uma cidade inteligente – um conceito que une cidades, inovação e tecnologia. Atraídos pelo desejo de uma vida mais dinâmica, mais de doze mil habitam os arredores e constroem seus negócios com a base futurista de uma smart city. 

Não à toa, o bairro-cidade Pedra Branca tornou-se um ecossistema inovador que chama a atenção de grandes empresas catarinenses. Atualmente a região se destaca pelas oportunidades de trabalho. Abriga cerca de 1.300 empresas e circula mais de 1 bilhão de reais por ano. 

 

O início do grande projeto 

A smart city Pedra Branca teve o seu início em 1998, partindo da instalação da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, que trouxe vida e movimento a região. Com um total de 250 hectares, aos poucos o bairro ganhou novos moradores e comércios, revelando um grande potencial econômico.

Com projeto para 40.000 moradores e 30.000 empregos, o bairro-cidade Pedra Branca tinha a necessidade de atrair empresas sustentáveis que pudessem gerar desenvolvimento com tecnologia agregada para a região. Foi nesse momento que surgiu a ideia de criar uma incubadora de negócios, que pudesse oferecer apoio e capacitação às novas empresas que quisessem se estabelecer no local, integrando ensino, pesquisa e empreendedorismo.  

O Inaitec surgiu, em 2010, para oferecer condições de crescimento ao bairro respeitando seu conceito sustentável. Negócios que gerassem impacto seriam importantes para  que  toda a estrutura inicial do projeto pudesse prosseguir.  

Para torná-lo possível, instituições públicas e privadas como: Pedra Branca Empreendimentos Imobiliários, Prefeitura Municipal de Palhoça, ACIP (Associação Comercial Industrial de Palhoça), UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina), com participação do Sebrae-SC,responsável pelo desenho do plano de negócio, se uniram para a criação conjunta do Instituto. Definido como uma entidade de natureza privada sem fins lucrativos, o instituto nasceu com o objetivo promover o desenvolvimento da sociedade através do apoio a consolidação de empresas. Desta forma, o Inaitec trabalha fazendo a conexão da tecnologia com a inovação, proporcionando infraestrutura física, operacional e gerencial para desenvolver grandes ideias.

 

O INAITEC hoje - Um centro tecnológico em expansão

Durante a última década, o INAITEC atendeu mais 250 empresas e participa de uma série de iniciativas que promovem o empreendedorismo na região, como o Inova Palhoça, Projeto PEIEX e convênios com outras instituições. Conta com o apoio a de várias empresas âncoras sediadas nas proximidades, Flex, Betha Sistemas, Olsen, Impact Hub, First S.A, Pedra Branca Empreendimentos, Unisul e H. Strattner.

Localizado em uma das principais avenidas do Passeio Pedra Branca, o prédio do INAITEC oferece uma excelente infraestrutura, tem 6 (seis) andares e possui uma área total de 7.408,32 m² (sete mil quatrocentos e oito metros quadrados).De acordo com os dirigentes responsáveis Diego Chierighini e Tamiko Yamada, o instituto tem perspectiva de aumentar o seu número de incubados em 30% em 2021 e ampliar os serviços prestados de apoio aos empreendedores.

Para marcar o seu aniversário, o INAITEC irá lançar no final de 2020 um novo espaço de coworking, com capacidade para atender 80 empreendedores, proporcionando um ambiente diferenciado para favorecer o networking e o compartilhamento de ideias. 

 

Atividades gratuitas de capacitação - workshops, oficinas e eventos

Para quem está no ecossistema, o INAITEC oferece workshops, oficinas e eventos, sobre as mais diferentes temáticas do mundo dos negócios. O resultado é a reunião de empreendedores, especialistas e interessados em compartilhar experiências e conhecimento. 

As atividades do instituto ganharam ainda mais força nos últimos anos, promovendo eventos de grandes proporções com excelentes palestrantes e até um encontro semanal que ficou conhecido como “Toda Quarta”. Mantendo sempre o objetivo de gerar impacto positivo na vida das pessoas, o INAITEC mesmo diante da pandemia prossegue oferecendo conteúdos de qualidade através dos seus canais online como seu site, instagram, facebook e YouTube.

Evento para capacitação Toda Quarta - Performance para resultados com OKR

Evento para capacitação Toda Quarta - Perfomance para resultados com OKR

 

Cases de sucesso do Inaitec

Em 2016, cinco startups catarinenses participaram do programa AdMaCom (Advanced Materials Competition) em Berlim na Alemanha. Das cinco, três eram vinculadas ao INAITEC: Due Laser, NanoScoping, e a Alkimat. O programa de aceleração de empresas durou 6 semanas e as startups foram destaque, ganhando elogios do gerente do projeto Dr. Danny Krautz, que observou que chegaram muito bem preparadas ao evento.

 

Case DualBase @dualbasedecodingtheenvironment

A primeira estação meteorológica desenvolvida no Brasil a funcionar na Antártica.

Reconhecida por ser a maior fabricante nacional de equipamentos para monitoramento ambiental, a Dualbase foi uma das nove primeiras empresas que se instalaram no INAITEC, passando por um processo de incubação gerenciado por Tamiko Yamada, coordenadora da incubadora na época.

A primeira estação meteorológica desenvolvida no Brasil a funcionar na Antártica, foi resultado de muitos anos de pesquisa e comprometimento de uma equipe que respira inovação. A Dualbase, empresa que tem como sócios proprietários Gustavo Becker Ventura e Felipe Alfredo Jahn, foi a idealizadora do projeto e fez uma expedição até a Antártica para sua implantação. 
 

Case LIVTI  @livtitecnologia

Em três anos a empresa teve crescimento de 200%, gerou empregos e agora conquista mercado nível Brasil.

Em janeiro de 2017, a LIVTI se tornou uma incubada do INAITEC com o intuito de desenvolver um sistema próprio com base em Big Data e Inteligência Artificial. Além do projeto, com a oportunidade de ter uma nova unidade localizada na Pedra Branca, puderam ampliar o atendimento na região e aos poucos surpreenderam toda a equipe com o seu potencial de expansão.

Oferecendo soluções da área de tecnologia da informação com o objetivo otimizar recursos e esforços dentro das organizações, em três anos de incubação, a LIVTI ganhou destaque pelo seu crescimento exponencial de 110% ao ano. Recentemente recebeu o certificado de  graduação do INAITEC e está em processo de expansão pelo Brasil, gerando novos empregos e se tornando referência no segmento. 

 

Case Mobilis @mobilis.me

Primeiro carro elétrico produzido em Santa Catarina.

A Mobilis é uma startup incubada no INAITEC que desenvolveu um inédito modelo de carro elétrico chamado Li, 100% nacional, abastecido por uma bateria de lítio (que pode durar até 10 anos) e que circula conectado online com a fábrica. O carro oferece uma arquitetura inovadora que possibilita acompanhar o desempenho do veículo em tempo real, pode prever problemas no sistema, além de armazenar e transmitir dados em nuvem.

A história da Mobilis começa em 2013, com a união dos engenheiros, Mahatma Marostica Thiago Hoeltgebaum e Paulo Bosquieiro Zanetti e logo depois com a chegada do administrador Marcos Rafael Dal Moro na sociedade. Desta forma, uniram forças para entrar em um mercado liderado por grandes empresas multinacionais, que nutrem um ciclo de negócios que geram muitos gastos como oficinas, seguradoras e concessionárias. A Mobilis vem com a proposta de mobilidade inteligente ao oferecer soluções com peças de fácil reposição, baixos custos de manutenção e um veículo elétrico sete vezes mais econômico do que um carro à combustão.

 

Case Podshare 

Primeira empresa Brasileira a trabalhar com compartilhamento de veículos.

Reserve, dirija e compartilhe. Este é o conceito por trás da PodShare, startup que foi incubada no INAITEC, que visa estimular o uso compartilhado de veículos nos grandes centros urbanos, através de um sistema inovador. 

Buscando alternativas para diminuir a circulação de veículos nas ruas, em 2015 a Pedra Branca, fechou parceria com a empresa para testar e colocar o projeto em prática para depois expandir para toda a região. A ideia consiste em fazer locação de carros visando gerar economia, diminuição dos congestionamentos e redução de emissões de poluentes, já que um maior número de pessoas utilizam o mesmo veículo.

 

Case BM4 @bm4official

Empresa graduada em 2016, que se tornou referência no mercado de produtos odontológicos.

A história da BM4 iniciou em 2008 com a busca de um agente clareador que solucionasse a sensibilidade em tratamento de clareamento dental, após um longo tempo de pesquisa, desenvolveram  a linha de clareadores Power Bleaching.

Em 2012, iniciaram suas operações comerciais e hoje temos o orgulho de dizer que são a segunda maior marca de clareadores do Brasil, um grande salto em pouco tempo. Tudo graças ao foco tecnológico da empresa, a qualidade excepcional de seus produtos e ao reconhecimento dos melhores profissionais da odontologia brasileira.

Assine nossa news!

 ASSINAR NEWSLETTER

+News

Posts

Começa a funcionar na Antártica a estação meteorológica Palhocense totalmente desenvolvida no Brasil

A primeira estação meteorológica desenvolvida no Brasil a funcionar na Antártica, foi resultado de muitos anos de pesquisa e comprometimento de uma...
16/03/2020
 
Eventos

DCE Unisul Norte e INAITEC celebram Dia do Empreendedor com evento online

O Empreende Pedra Branca irá oferecer 3 dias de programação gratuita com o objetivo de favorecer o desenvolvimento econômico local.
07/10/2020
 
Posts

O que é Inovação Sistêmica de Produtos?

A maioria das empresas querem inovar para crescer e consequentemente a inovação se torna uma ferramenta poderosa para aumentar a competitividade no mercado.
03/09/2020
 
Posts

INAITEC oferece crédito de até R$ 50 mil para micro e pequenas empresas

No mês que o Instituto de Apoio à Inovação, Ciência de Tecnologia de Palhoça (INAITEC) completa 10 anos...
16/10/2020
 
Posts

Com grande potencial de expansão, LIVTI está apta para o mercado e recebe graduação do INAITEC

Em 3 anos a empresa teve crescimento de 200%, gerou empregos e agora conquista mercado nível Brasil
24/06/2020
 
Posts

Mate in Box disponibiliza erva-mate a R$1,00 para incentivar consumidores a não saírem de casa

Clube de erva-mate que fica incubado no Inaitec, também se movimentou diante da luta contra o Coronavírus e disponibilizou produtos para chimarrão e tereré por apenas R$1,00.
03/04/2020
 
Você tem uma ideia inovadora com potencial para se tornar um negócio de impacto?
Hub de ideias

Contribua com a sua ideia!

Você tem uma ideia inovadora com potencial para se tornar um negócio de impacto?
20/08/2019
 
Posts

Pesquisa de satisfação: como aplicar e qual a melhor abordagem?

Ter uma cultura voltada ao cliente é essencial e a pesquisa de satisfação é o canal certo para receber sugestões, críticas e saber se a sua empresa tem alcançado o sucesso desejado.
30/07/2020
 
Hub de ideias

Que tal um aplicativo para montar seu jardim nativo?

O Brasil está vivendo um momento onde seus pulmões estão sendo afetados. Nas cidades faltam árvores, parques e jardins. Nossa ideia é poder fazer das dos centros urbanos, pequenas florestas caseiras.
23/09/2019
 
Eventos

Evento “Toda Quarta” volta com versão online e primeira temática será sobre RH em tempos de crise

Diante de todo o caos nunca foi tão importante cuidar das pessoas que fazem parte de uma empresa.
28/04/2020
 
Como uma incubadora pode ajudar a transformar uma ideia em um negócio de sucesso.
Posts

Incubadoras: qual a importância no sucesso dos negócios

Como uma incubadora pode ajudar a transformar uma ideia em um negócio de sucesso.
28/05/2020
 
Eventos

Vendas: a força motriz das startups de sucesso

Especialista em vendas vai compartilhar seu expertise no Master Class de Vendas, marcado para 25 de outubro na Sala de Treinamentos do Inaitec.
14/10/2019
 
Posts

Due Laser, produz e doa 760 máscaras de proteção para profissionais da saúde da região da grande Florianópolis.

Empresa de máquinas de corte a laser, aproveita sua estrutura fabril paralisada e tem como objetivo produzir mais de 4 mil máscaras de proteção.
06/04/2020
 
De todas as revoluções que a humanidade já viveu, a tecnológica é a que mais trouxe mudanças nos padrões de comportamento, certo?
Posts

Incubação e laboratório para negócios de impacto

Com tantas mudanças em curso, uma coisa é certa: é preciso preparar seu negócio para o futuro!
16/06/2020
 
Posts

Empresa Viewy oferece apoio tecnológico de comunicação e monitoramento para operação da Defesa Civil de Florianópolis na luta contra o Coronavírus

A Viewy Desenvolvimento e Tecnologia, empresa incubada aqui no Inaitec, fez parte da força tarefa de conscientização da população que continuava frequentando as praias de Florianópolis.
25/03/2020
 
Posts

Vem pro ecossistema de inovação!

Como você pensa no futuro das cidades? Nós, do Inaitec, acreditamos que as cidades do amanhã devem ser planejadas agora, com inovação.
20/08/2019
 
Eventos

Definição do Escopo de Projeto. Ferramenta + Exemplo Prático

Quantas vezes você teve uma ideia incrível, mas não colocou em prática porque não sabia por onde começar? Ou resolveu pôr e não deu nada certo?
10/03/2020
 
Posts

Como atrair o cliente certo através do seu website

Com o avanço da tecnologia, os sites estão tornando-se cada vez mais modernos e atraentes, desta forma surgiram novos formatos com objetivos diferentes, conheça alguns!
17/09/2020