Posts

Inaitec participa do ABRA na Web, Webinar especial para difusão de tecnologias aplicáveis ao setor de Reciclagem Animal.

16/07/2021
A ABRA- Associação Brasileira de Reciclagem Animal está comprometida com a difusão de inovações e tecnologias que contribuam com o crescimento do setor. ABRA na Web realizada no dia 13 de julho foi dedicado ao projeto Eurocontrol 4.0, uma iniciativa das parceiras ABRA, Eurotec Nutrition, Patense e Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia (Inaitec).

Os convidados especiais desta edição falaram sobre o desenvolvimento e objetivos da implementação do Eurocontrol 4.0, premiado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) na Categoria 3 do Programa Agro 4.0, em dezembro de 2020. A união de esforços e conhecimento técnico da ABRA, Eurotec Nutrition, Patense e Inaitec promete melhorar a rotina das indústrias do setor: o Eurocontrol 4.0 é uma plataforma online que rastreia e monitora remotamente todo processo de aplicação de aditivos voltados para a nutrição animal. Como já faz parte do roteiro dos eventos da ABRA o presidente do Conselho Diretivo Pedro Bittar deu as boas-vindas aos associados e palestrantes. Em seguida o patrocinador ABRA – Carlos Brito, do departamento comercial da empresa DUPPS do Brasil fez uma breve apresentação.  O Gestor de Mercado Interno Marcell Porto e Castro conduziu a transmissão apresentando a ABRA e toda a atuação da entidade que é reconhecida por atuar no Brasil e exterior em nome dos associados e do setor. 

O Diretor da Eurotec Nutrition, Guillermo  Vieira, falou sobre os 27 anos de atuação no mercado de aditivos para preservação da qualidade de matérias-primas e produtos acabados, atendendo as demandas do mercado, destacando o sistema de dosagem Eurocontrol 4.0 o início da inteligência artificial no setor de reciclagem animal.  Thiago Schurhaus, coordenador técnico, é o responsável pelo projeto e pela implementação da tecnologia, explicou todo o sistema que está diretamente ligado ao conceito de internet das coisas (IoT), muito difundido atualmente no cotidiano das pessoas,  e que está sendo aprimorado há quase uma década na Eurotec Nutrition. O conceito de IoT na indústria é similar, com tendência mundial, onde todos os maquinários possam estar conectados na internet em tempo real, passando dados em pleno funcionamento. No caso do Eurocontrol 4.0 os sistemas de dosagem instalados no Brasil buscam o controle e monitoramento remoto em tempo real de todos os pontos de aplicação.  Desta formal, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, é possível intervir em qualquer ponto de aplicação e determinar a dosagem por lote de produção, além de ter rastreabilidade total no que se refere à aplicação dos aditivos providos pela Eurotec Nutrition.  Indo além, o sistema identifica perca de desempenho dos equipamentos, executando as correções para atingir os setpoints determinados e ainda alerta aos interessados para executar manutenções corretivas e preditivas. Não obstante, o Eurocontrol 4.0 também auxilia os setores de suprimentos e de logística, tendo em vista que monitora em tempo real os estoques dos tanques de seus clientes, emitindo alertas para reabastecimento em acordo à realidade de cada cliente. Por fim, concluiu reforçando a importância desta tecnologia para o setor, sendo um grande passo para se obter subprodutos de origem animal de maior qualidade e, consequentemente, maior valor agredado para os produtores brasileiros.

Victor Gonçalves da Patense falou sobre a empresa que está com mais de 50 anos de atuação e tem 04 unidades produtivas. A Patense produz os principais tipos de proteínas de origem animal e sempre investiu em tecnologia. Na prática a empresa adotou o Eurocontrol 4.0 e comprovou os resultados. “Antes o controle era manual, dependente da ação humana, de modo que não havia uma certificação de modo automatizado das ações, não permitindo a correta previsibilidade dos custos e, até mesmo, haver a possibilidade de não conformidades por estar em desacordo com as especificações dos clientes. Victor destacou os resultados obtidos com o novo sistema, onde três unidades reduziram a ZERO as não conformidades de produtos, ou seja, tudo o que produziu estava dentro dos padrões exigidos pelos clientes, onde a eficácia produtiva do grupo chegou em 99,7%, resultado extraordinário para o setor que possui uma cadeia produtiva que enfrenta grandes desafios microbiológicos. Victor encerrou sua participação reforçando que é o Eurocontrol 4.0 é  uma oportunidade para o setor se inserir de vez na indústria 4.0.

O projeto contou com a participação de um agente externo para validar os resultados na prática. O diretor Executivo do Inaitec, Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia, Diego Chierighini, destacou que o INAITEC tem como missão promover o desenvolvimento das cidades por meio da inovação e atua neste processo do Eurocontrol 4.0 para validar todos os dados obtidos no projeto.  Foram consideradas 03 frentes, dados de produção e não conformidades; informações e acesso ao software; e os relatórios de calibrações do sistema in loco ligado diretamente com a plataforma. Esta analise é um grande avanço para as indústrias do setor, colaborando para a melhoria de produtividade para a planta e rentabilidade da reciclagem animal nacional. O ABRA na Web encerrou já com foco no que pode ser o próximo passo de novos investimentos para colocar definitivamente o setor de reciclagem animal na realidade da Indústria 4.0.

Assine nossa news!

 ASSINAR NEWSLETTER

+News

Posts

Contando com a parceria do INAITEC para validação de dados, empresa do segmento do agronegócio desenvolve projeto inovador e recebe prêmio da ABDI

Eurotec Nutrition ganha destaque após desenvolver tecnologia que monitora uma fábrica de nutrição animal a distância.
22/06/2021
 
Hub de ideias

Que tal um aplicativo para montar seu jardim nativo?

O Brasil está vivendo um momento onde seus pulmões estão sendo afetados. Nas cidades faltam árvores, parques e jardins. Nossa ideia é poder fazer das dos centros urbanos, pequenas florestas caseiras.
23/09/2019
 
Posts

O que é Inovação Sistêmica de Produtos?

A maioria das empresas querem inovar para crescer e consequentemente a inovação se torna uma ferramenta poderosa para aumentar a competitividade no mercado.
03/09/2020
 
Posts

Prototipando a Quebrada - Projeto que viabiliza educação tecnológica em periferias é um dos novos incubados do INAITEC

Através de iniciativas como cursos e oficinas voltadas para a tecnologia, projeto promove desenvolvimento profissional de jovens e adolescentes de comunidades da Grande Florianópolis.
12/04/2021
 
Posts

INAITEC e Secretaria de desenvolvimento econômico criam programa “Emprega Palhoça” que já conta com 20 mil currículos cadastrados e 200 vagas disponíveis

A plataforma tem como objetivo aproximar profissionais que buscam por oportunidades à empresas interessadas em contratar novos talentos. Desta forma, conectam candidatos a vagas de trabalho e oferecem capacitação a quem busca desenvolvimento profissional.
20/05/2021
 
Posts

Inteligência artificial: você precisa pensar nisso agora!

Você já deve ter ouvido muito falar em inteligência artificial. E está mais do que na hora de pensar mais nesse assunto para a sua empresa. Impulsionadora das tecnologias emergentes - Big Data, robótica e IoT - trata-se de um caminho sem volta, rumo ao futuro.
24/11/2020
 
Hub de ideias

Vamos conversar sobre branding?

Sua empresa está pronta para o amanhã? Convidamos Manoela Hoffmann, CEO da Move Design, para falar sobre a importância do branding para marcas com visão de futuro.
12/12/2019
 
Posts

Bem estar comum, economia circular e transformação social são os objetivos da nova incubada do INAITEC

A SaveCash é uma plataforma inovadora que promove ganhos em conjunto através de um sistema de benefícios que busca colaboração mútua.
12/07/2021
 
Eventos

Evento “Toda Quarta” volta com versão online e primeira temática será sobre RH em tempos de crise

Diante de todo o caos nunca foi tão importante cuidar das pessoas que fazem parte de uma empresa.
28/04/2020
 
Eventos

Definição do Escopo de Projeto. Ferramenta + Exemplo Prático

Quantas vezes você teve uma ideia incrível, mas não colocou em prática porque não sabia por onde começar? Ou resolveu pôr e não deu nada certo?
10/03/2020
 
Posts

Pesquisa de satisfação: como aplicar e qual a melhor abordagem?

Ter uma cultura voltada ao cliente é essencial e a pesquisa de satisfação é o canal certo para receber sugestões, críticas e saber se a sua empresa tem alcançado o sucesso desejado.
30/07/2020
 
Posts

Como atrair o cliente certo através do seu website

Com o avanço da tecnologia, os sites estão tornando-se cada vez mais modernos e atraentes, desta forma surgiram novos formatos com objetivos diferentes, conheça alguns!
17/09/2020
 
Posts

Mate in Box disponibiliza erva-mate a R$1,00 para incentivar consumidores a não saírem de casa

Clube de erva-mate que fica incubado no Inaitec, também se movimentou diante da luta contra o Coronavírus e disponibilizou produtos para chimarrão e tereré por apenas R$1,00.
03/04/2020
 
Posts

Com auxílio da nossa incubada Movti Cloud Solutions, a Krona adotou soluções para aumentar produtividade da empresa e reduzir custos

Através da ferramenta G Suite a produtividade dos colaboradores aumentou em 25%
08/09/2020
 
Posts

Com grande potencial de expansão, LIVTI está apta para o mercado e recebe graduação do INAITEC

Em 3 anos a empresa teve crescimento de 200%, gerou empregos e agora conquista mercado nível Brasil
24/06/2020
 
Posts

Empresa Viewy oferece apoio tecnológico de comunicação e monitoramento para operação da Defesa Civil de Florianópolis na luta contra o Coronavírus

A Viewy Desenvolvimento e Tecnologia, empresa incubada aqui no Inaitec, fez parte da força tarefa de conscientização da população que continuava frequentando as praias de Florianópolis.
25/03/2020
 
Posts

A importância da comunicação institucional nas organizações nesse novo cenário

Diante das adversidades surgem novos comportamentos, ideias e tendências e a comunicação institucional pode ajudar a sua empresa a se adaptar nessa nova realidade.
06/08/2020
 
Posts

INAITEC oferece crédito de até R$ 50 mil para micro e pequenas empresas

No mês que o Instituto de Apoio à Inovação, Ciência de Tecnologia de Palhoça (INAITEC) completa 10 anos...
16/10/2020