
Incubação e laboratório para negócios de impacto
16/06/2020
De todas as revoluções que a humanidade já viveu, a tecnológica é a que mais trouxe mudanças nos padrões de comportamento, certo? E, com tantas mudanças em curso, uma coisa é certa: é preciso preparar seu negócio para o futuro! Vem que a gente explica!
Com a transformação digital, a era dos dados, dos aplicativos e das informações em tempo real é impossível ter uma ideia de futuro sem pensar no nosso entorno. É por isso que o Inaitec trabalha todos os dias com negócios de impacto para as chamadas cidades inteligentes ou smart cities. Essas novas cidades têm empresas pensadas para resolver problemas do dia a dia das pessoas e usam a tecnologia aliada às inovações para gerar benefícios para a população em todas as áreas - saúde, educação, transporte, saneamento, educação, economia criativa, segurança e energia.
No dia a dia do Inaitec: aplicativos de delivery; big data; hortas verticais; impressão de objetos 3D e outros negócios fazem parte do ecossistema de incubados em busca de soluções inovadoras para as cidades.
Incentivos para empresas
Em Santa Catarina, a Grande Florianópolis já é berço da tecnologia e de empresas referência em inovação. Palhoça é uma das cidades que demonstram ser um bom lugar para empresas com ideias diferentes. A incubadora do Inaitec tem diversos programas de atração com incentivos fiscais, com legislação moderna e segurança jurídica, que estimulam o desenvolvimento das empresas nas primeiras etapas de suas vidas. Além do premiado projeto da Cidade Pedra Branca, referência no mundo no conceito de cidade inteligente, ser o laboratório ideal para esses empreendedores e disponível para as empresas.
Negócios que resolvem problemas das pessoas
Avaliar as necessidades das pessoas é importante para melhorar a vida nas cidades. É ela que é capaz de perceber as necessidades antes mesmo dos governantes. Envolvida nos processos, ela pode firmar parcerias para desenvolver soluções para os problemas e criar inovações que contribuam para o desenvolvimento sustentável local.
Para Ellis J. Juan, chefe da divisão de habitação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), “as pessoas têm um papel importante enquanto beneficiárias e participantes das transformações [...] que facilitam cada vez mais o monitoramento e a colaboração com as políticas de seus governantes”. Assim, ele entende o conceito de maneira mais ampla, colocando o ser humano no centro do planejamento e do desenvolvimento.
Por todos esses motivos, as cidades inteligentes já são realidade em muitos países, pois elas criam centros urbanos mais atraentes e sustentáveis para toda a população. Em tempos em que são urgentes práticas que promovam a sustentabilidade, a preservação e a melhoria da qualidade de vida do planeta, a utilização de recursos de maneira mais inteligente ou otimizada promove muitos benefícios para a sociedade.
Que tal usar a inovação para criar um lugar melhor para vivermos? Traz o seu negócio para a incubadora do Inaitec e vamos gerar impacto juntos!