
Incubadoras: qual a importância no sucesso dos negócios
28/05/2020
Empreendedorismo, inovação e geração de oportunidades são as palavras exigidas pelo mundo dos negócios. Contudo, diante do atual cenário, sabe-se que é preciso gerar valor e impacto muito mais do que simplesmente ofertar um produto ou serviço. O mundo mudou e é nisso que devem focar as empresas que pensam no futuro.
No mundo globalizado não basta apenas ter uma ideia e capital para ter sucesso. É preciso criar negócios de impacto, inovadores e também lucrativos. Ser empreendedor é bastante desafiador, principalmente para quem está começando ou quer lançar um novo produto.
Mas e se sua ideia tiver um empurrãozinho? As incubadoras de empresas tem papel fundamental na sobrevivência das ideias mais inovadoras. Certamente você já deve ter ouvido falar que elas oferecem apoio técnico para micro e pequenas empresas. Mas não é só isso: as incubadoras preparam, fortalecem e dão suporte para que startups sejam sustentáveis em médio prazo.
Vantagens de ser incubado
Em seu ambiente, as incubadoras promovem capacitação, assessorias nas áreas de marketing, direito, gestão, propriedade intelectual, troca de experiências com mentoria e coworkings, auxílio na busca de financiamentos e investimentos (venture capital, fundos semente, investidores anjo), além de desenvolvimento pessoal (treinamentos, palestras, master classes, eventos, hackatons e sprint cycles).
Com tantos benefícios, as chances de permanecer no mercado são bem maiores do que se a empresa não passar por mecanismo de incubação. Segundo uma pesquisa da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que mapeou empresas entre os anos de 2017 e 2019, a taxa de sobrevivência após um ano no mercado é de 100% para 43% das incubadoras.
Processo de seleção
Muito desse sucesso está ligado à seleção que é feita para a entradas das empresas nas incubadoras. Ou seja, para passar pelo processo de incubação, não basta ter uma ideia, é preciso tratá-la como negócio.
No caso do Inaitec, é exigido do proponente um plano de negócios que precisa ser consistente, mas, acima de tudo, criativo e inovador. Além disso, o plano de negócios da empresa necessita ser viável e seu gestor, ter qualificação técnica. E é indispensável ter recursos financeiros básicos para iniciar o projeto. Também pode ser requisitada a existência de uma relação entre o negócio e a filosofia da incubadora, no nosso caso soluções para cidades inteligentes.
Benefícios de ser um empresa incubada
Após passar na seleção e por todas as etapas de incubação, a empresa estará graduada e portanto fortalecida e independente para encarar as exigências do mercado. No processo, vários pontos do planejamento podem ser corrigidos antes de causarem impacto negativo. Assim, sua taxa de mortalidade fica reduzida em 20% nos três primeiros anos, segundo dados do Portal Brasil.
As chances de expansão e crescimento são bastante significativas, pois o empreendimento se desenvolve em um ambiente fértil e inovador. Isso porque os processos podem envolver empresas dos mais variados setores, além de universidades e órgãos governamentais. Isso favorece diversificação, geração de empregos, assim como desenvolvimento regional e tecnológico da região na qual a empresa está inserida.
Agora que você já sabe como o que é e para que serve uma incubadora, pode vir até o Inaitec e transformar o seu negócio. Se você possui uma ideia inovadora, mas ainda não consegue caminhar sozinho, entre em contato com a gente!