
Inovação: o caminho das startups para passar pelo Coronavírus
26/03/2020
Os mercados estão incertos e há queda no consumo por conta dos decretos que impedem o funcionamento de serviços não essenciais. Grandes empresas calculam o tempo de lastro, reveem investimentos e planejam diminuir custos. Mas e as startups, como enfrentarão essa crise? Há luz no fim do túnel, vamos pensar juntos?
No caso das startups, cujos orçamento já não têm folgas, obviamente o impacto pode aumentar. Contudo, talvez seja o momento propício para replanejar e repensar o seu modelo de negócio. O planejamento faz com que sigam no mercado os mais preparados e caiam os que apenas querem se aventurar no mundo dos negócios.
Um das vantagens das startups é a agilidade de adaptação. Quando o afastamento social é necessário, setores específicos podem ser alavancados e é o momento da inovação.
Algumas tendências já foram apontadas por especialistas como possíveis soluções para um futuro incerto. Empresas que ajudem na facilitação do trabalho remoto ou que auxiliem na gestão de equipes à distância podem estar no topo da cadeia nesse momento onde as empresas e seus funcionários estão em home office e querem manter a produtividade. Quem tem startup de logística pode também crescer e oferecer seus serviços enquanto as pessoas não podem sair de casa.
As empresas que serão menos afetadas devem ser as que têm venda e entrega coordenada 100% online. Empresas de streaming ou mercado de games não devem ser afetadas pela pandemia. E um novo modelo de negócio desponta com força: transmissão de conhecimento online, escolas, profissionais liberais e outros segmentos devem espandir para plataformas digitais.
Para pequenas empresas vale a premissa, pense e repense, mas aja rápido na solução de problemas reais: o que você pode oferecer ao seu cliente sem que ele precise ir ao seu encontro? Como você pode resolver problemas de logística considerando o seu entorno? Quais as principais necessidades da sua cidade agora?
Fique de olho!
A Comunidade Governança & Nova Economia (Gonew.co) e Associação Brasileira de Startups (Abstartups) lançaram a campanha #StartupsVsCovid19. Vale a pena acompanhar o que empresas, empresários e inovadores estão compartilhando por meio da hashtag #StartupsVsCovid19. O objetivo é levar informação ao maior número possível de pessoas e fomentar a inovação para encontrar soluções para esse momento delicado. Até agora, contabilizam-se mais de 40 soluções mapeadas. Acompanhe!