
Inteligência artificial: você precisa pensar nisso agora!
24/11/2020
Se você não consegue definir onde está a IA no seu dia a dia, vamos dar um força para relembrar. É fácil encontrar robôs trabalhando ao lado de humanos em tarefas do dia a dia dentro das fábricas em montagens ou sensores de problemas técnicos. Na área médica doenças são diagnosticadas com mais eficiência e rapidez com auxílio da inteligência artificial, que pode, por exemplo, monitorar doenças por dados - vejam o que está acontecendo na pandemia do Covid-19 com cruzamento de informações. Além disso, a mídia nunca esteve tão ativa, o jornalismo ganhou ainda mais agilidade com as novas plataformas de monitoramento e divulgação das informações. Isso sem contar o atendimento online, uma das tecnologias mais disseminadas entre empresas, fazendo o atendimento direto ao cliente via internet.
Não foi difícil refrescar a memória, certo? E essas são apenas as relações simples, presentes no cotidiano, que vieram à mente de bate pronto. Muitos avanços ainda estão por chegar. O Machine Learning talvez seja o mais importante caminho de futuro. Dados massivos estão sendo liberados por meio de algoritmos capazes de empolgar - e assustar ao mesmo tempo - qualquer entusiasta da área da tecnologia. A questão é que a Inteligência artificial, que se apoia na inteligência humana, poderá em pouco tempo passá-la, quem sabe até em questão de horas. Dados, dados e mais dados estão sendo produzimos para ultrapassar os limites da inteligência humana para otimizar processos, aumentar vendas e até criar conexões entre negócios.
Para onde anda a AI?
Alguns estudiosos dizem que a inteligência artificial vai tirar empregos e gerar caos no estado com pessoas sem possibilidade de trabalho. Por outro lado, a maioria dos empreendedores acreditam que soluções de problemas complexos, como a mudança climática, por exemplo, podem ser resolvidos com equipamentos projetados e coordenados por inteligência artificial. Não faz muito, a Microsoft investiu 50 milhões de dólares em um programa chamado "AI for Earth", focado em mudanças do clima na terra.
Recentemente a Netflix disponibilizou o documentário "O dilema das redes sociais" que fala sobre a influência dos dados nas nossas decisões do dia a dia. Se você já assistiu deve ter ficado chocado com os especialistas - e os próprios criadores das redes - falando abertamente sobre o tema, muitos deles fazendo um alerta para os usuários. A questão é tão séria que ao longo dos últimos anos, a legislação de diversos países também apertou o cerco à tecnologia, principalmente após o fatídico vazamento de dados do Facebook.
Mas, lembre-se, a inteligência artificial não foi criada para roubar dados. Ela faz parte do processo de evolução da tecnologia e pode ser envolvida no seu negócio para auxiliar no crescimento e no impacto que seu empreendimento tem no mercado.
A consultoria Gartner publicou dados de uma pesquisa, na Revista Forbes, que demonstram a tendência da criação de regulamentações para IA, o que indica que os empreendedores estão preocupados em resolver esse tema.
Contudo, o que mais chama a atenção são as tendências desse estudo que indica uma maior automação dos negócios e o crescimento do uso de assistentes artificiais em empresas pelo mundo (sua empresa já tem uma?). Segundo a consultoria, a inteligência artificial contribuirá para a criação de 2,3 milhões de oportunidades de trabalho em negócios. E aí vai a dica: áreas de educação, saúde e setor público são as que mais estão ligadas à inteligência artificial.