
O que é Lean Startup?
23/07/2020
Muitos produtos incríveis acabam não chegando ao mercado por falta de orientação na hora do seu desenvolvimento. Diante desta dificuldade conhecer novos métodos de criação e gerenciamento como o Lean startup, é de extrema importância para tornar boas ideias em negócios viáveis.
Mas o que é Lean startup?
É uma nova estratégia de modelo de negócios que tem como objetivo desenvolver startups de forma mais eficiente, buscando reter gastos e destinar recursos a áreas necessárias.
O americano Eric Ries, Pesquisador da Harvard Business School e empreendedor do Vale do Silício, escreveu um livro divulgando a metodologia Lean Startup que foi editado no Brasil com o título "Startup Enxuta". Depois disso o método ficou muito conhecido e o conceito de identificar fontes de desperdício em todo o processo produtivo se fortaleceu pelo mundo todo.
Existem duas linhas que auxiliam a metodologia, conheça quais são!
A Lean startup popularizou o conceito do MVP (Produto viável mínimo)
Quando se fala em eliminar desperdícios não se trata somente de dinheiro, mas também de tempo, esforço e execução. Os desperdícios podem estar escondidos em várias fases do processo de produção, como também na venda e pós-venda.
Identificá-los é o primeiro passo para buscar alternativas de solução, desta forma é necessário aplicar a manufatura enxuta, que busca ajustar o ritmo de produção com as demandas de mercado.
Desenvolvimento de clientes
Este método também foca na construção de soluções em conjunto com os clientes. Eric Ries busca destacar sempre em seu livro que toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes é desperdício. Sendo assim, ele prega a importância de ouvir os clientes para encontrar o encaixe perfeito entre produto e mercado, o que evita erros de produção ou falta aceitação.
Conheça os 5 princípios da Startup enxuta!
1 – Empreendedores estão por toda parte
Existem dois tipos de empreendedores: os por necessidade e os que criam oportunidades.
O primeiro é porque acabou se transformando em empreendedor por questões de subsistência, já o outro é o que trabalha com inovação. Normalmente os empreendedores de oportunidades tem mais aptidão para ter novas ideias e desenvolver inovações.
2 – Empreender é administrar
De acordo com a teoria de Eric Ries a startup não precisa de processos e sim de uma disciplina muito rígida de gestão, que devem estar ajustadas a sua realidade.
3 – Aprendizado validado
As startups não existem somente para produzir novos produtos, mas também apara aprender sobre o modelo de negócio e esse aprendizado deve ser validado com experimentos.
4 – Ciclo de Feed back: construir, medir e aprender
A partir da criação do produto, que é o MVP (Produto viável mínimo), é realizado um teste com clientes reais e depois são feitas análises e conclusões para saber se a inovação vale a apena.
5 – Contabilidade para a inovação
Seguindo a teoria do autor, a startup deve focar em aprender a como encontrar o seu modelo de negócio ideal.
Essa temática envolve muito mais conceitos, por isso no Toda Quarta dessa semana convidamos a engenheira eletricista e fundadora da Conexão Solar Marina Mandelli, para falar um pouco sobre a sua experiência com essa metodologia.
Assista agora o vídeo completo e se inscreva no canal do inaitec.