O que é franquia
Posts

O que é franquia?

05/09/2019
Veja o que significa, de onde veio, e quais as principais vantagens de um negócio no modelo de franquias.

Esse texto é de autoria da High Sales, parceira do Inaitec

Seja por medo de errar ou por necessidade de ter uma carteira assinada para conseguir salários e benefícios futuros, como aposentadoria, muitas pessoas abrem mão do sonho do negócio próprio sem ao menos pesquisar um pouco e aprender noções básicas de empreendedorismo e de o que é franquia, uma boa opção para se investir se falta experiência na administração de empresas, e se quiser um negócio com mais segurança.

Existem milhões de brasileiros interessados em empreender, mas a burocracia é tão grande e são tantas as armadilhas no meio do caminho que muitas pessoas desistem de abrir um negócio próprio.

Modelo de negócios difundido mundialmente, as franquias surgiram ainda nos anos de 1850 e 1860 nos Estados Unidos, quando a famosa empresa Singer, de máquinas de costura, montou um maquinário próprio e passou a “vender” o direito de usar seus produtos e seu método de produção para pessoas de todo o país.

Essa é a base de o que é franquia, um modelo de negócios mais seguro, que oferece base para o franqueado e que está entre os negócios que não param de crescer: de acordo com a Associação Brasileira de Franchising ABF, mesmo ainda com todos os desafios econômicos que o país vem passando, cresceu 5,9% no 2º Trimestre de 2019.

Neste artigo falaremos sobre as principais vantagens de se optar por uma franquia na hora de empreender e quais são os benefícios de ter toda a estrutura na hora de investir.

Mas afinal o que é franquia?

Você certamente já ouviu essa palavra, mas pode ter ficado na dúvida e não parou para pensar: o que é franquia? Trata-se de um modelo de negócios em que uma matriz desenvolve um método, equipamento ou um sistema e oferece a oportunidade de compra do direito de utilizar este modelo em um negócio próprio, desde que sejam seguidas as regras definidas pelo franqueador.

O termo é definido pela lei 8.955/94 e também é usado para definir a relação entre o franqueado (aquele que compra a franquia) e franqueador (quem desenvolveu o método) e todas as obrigações entre as partes.

Compromissos entre as partes

O franqueador fica responsável por repassar ao comprador os direitos legais de toda a produção de seu produto, normalmente incluindo aí a disponibilização de máquinas, a formatação de um modelo de negócios pré-estabelecida e o conhecimento para gerenciar aquela empresa, além de autorizar que o franqueado comercialize o produto ou o serviço utilizando a marca da matriz (franqueadora), sem que isso fique configurado como vínculo empregatício.

Já no lado do franqueado, há uma série de obrigações que devem ser respeitadas, principalmente porque existe uma marca por trás e é importante manter toda a produção padronizada.

O cliente precisa entender que, não importa em qual lugar do mundo esteja a franquia, ele terá sempre o mesmo tipo de produto, serviço, e de atendimento, porque esta é a base de o que é franquia.

Ao assinar o contrato, o franqueado assume as responsabilidades com os custos pela instalação de qualquer equipamento ou estrutura física que seja necessária para o início das atividades, e paga a franqueadora para receber cursos, suporte, orientações e principalmente direito de usar a marca.

Em alguns casos, comprar uma franquia exige um investimento muito alto porque é necessário adquirir um maquinário específico ou mesmo dispor de uma sede própria.

Uma das vantagens de trabalhar com franquias digitais é que, muitas vezes, o franqueado só precisa ter um computador, um celular, abrir um CNPJ, e muita vontade de trabalhar para começar o negócio e, a partir daí, escalar as chances de crescimento dentro da franquia.

Saiba mais o que é franquia nesse Treinamento gratuito sobre Franchising.

Franquias: você sabe quais as principais vantagens?

Aprender o que é franquia é o primeiro passo para entrar em um mundo de empreendedorismo com grandes chances de sucesso.

Será que realmente vale a pena o modelo de franquias? Então veja o que diz o franqueado de SBC/SP, que ingressou na rede de Franquias de Sucesso e já superou mais de 500 clientes.

Modelo de negócio testado

Uma das principais vantagens em investir em franquias é ter um modelo de negócio já testado.

Só é permitido uma empresa abrir franquias se ela tiver um modelo de sucesso no mercado, e para isso a empresa já testou bastante e alcançou status suficiente para ser considerada como um exemplo dentro do seu segmento, e assim, expandir seus negócios por meio da criação de franquias.

Quem opta por se tornar um franqueado terá à disposição todo o know-how de uma empresa que já atravessou as adversidades e superou grandes desafios para atingir um patamar de excelência.

Treinamento

Os treinamentos ministrados pelos líderes da franquia também aparecem como outra vantagem, além da marca já ser consolidada.

Fornecedores Mapeados

Com tantas possibilidades de fornecedores, o franqueado quando entra em um modelo de franquias já conta com todo um mercado de fornecedores mapeados, testados e homologados.

Softwares Próprios

Também é importante lembrar que as melhores franquias possuem um software de gestão próprio, desenvolvido totalmente voltado para o modelo de negócio da franquia.

Um software de gestão próprio é pensado, projetado e desenvolvido para superar obstáculos, gerar controles, evitar desperdícios e conquistar agilidade.

Menores Custos

Ao escolher ingressar no modelo de negócios de franquia, o empreendedor também deve ter em mente que os custos para início das atividades são menores do que a decisão de montar um negócio do zero.

Pense, por exemplo, na criação de uma agência de marketing digital.

Além de todos os computadores, será preciso investir em um software próprio que atenda às necessidades da empresa, encontrar funcionários capacitados e até mesmo investir pesado em marketing e divulgação da marca para se tornar conhecido dentro do mercado.

Quando se opta pela franquia, embora existam os custos iniciais de royalties e as taxas de início de negócio, existe toda uma estrutura oferecendo suporte nas mais diversas áreas, como jurídico, marketing, financeiro, administrativo e desenvolvimento de softwares.

Menores Riscos

O franqueado pode entrar no negócio já com um mercado amadurecido, porque a marca já é mais conhecida, e a rede já está consolidada, gerando menos incertezas ao consumidor.

Além disso, a existência de um plano de negócios e do planejamento estratégico facilita a vida de quem ainda não tem experiência no mundo dos negócios: essas ações são fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento e uma franquia já tem toda esta parte agilizada.

Escala

A chamada economia de escala também é uma das vantagens de se escolher investir em franquias.

Como os custos com publicidade e compra de matéria prima ou produtos essenciais para a produção será feita em maior escala, os custos são divididos e acabam saindo mais barato para todos os franqueados – é mais fácil negociar a compra de 10 mil camisetas com um bom desconto e o valor dividido entre dez franqueados do que bancar sozinho os custos de 1 mil camisetas iguais.

Mais Segurança

A falsa sensação de segurança com a carteira assinada acaba aqui, como gestor no negócio você conhecerá e administrará toda a área financeira.

O franqueado terá independência financeira e jurídica – embora a autonomia não seja plena, o CNPJ, e a razão social do franqueado serão diferentes da franqueadora, e por isso, toda operação financeira que ele decidir realizar será de sua responsabilidade.

Ao contrário do setor de pesquisa e planejamento, que fica sob a responsabilidade do franqueador.

O franqueador ficará responsável pelo desenvolvimento de novos produtos, pelos testes no mercado consumidor e por avaliar se vale a pena investir nesta nova produção.

A partir do momento que esta etapa é aprovada, os franqueados precisam apenas participar de novos treinamentos para aprender as novas técnicas desenvolvidas pela Franqueadora.

Vantagens de uma franquia digital

Não dá para explicar o que é franquia sem citar um dos setores mais importantes deste século, o mercado digital.

Existem várias franquias digitais que atuam em diversos segmentos, com modelos de e-commerce, criação de sites, agências de publicidade e outros empreendimentos digitais.

O setor de tecnologia é o que mais cresce em todo o mundo e a atuação na internet se mostra um dos pilares da sociedade atual.

Com a popularização da banda larga e o crescimento exponencial do comércio de smartphones, cada vez mais pessoas têm acesso à internet e ter um site é praticamente obrigatório para qualquer empresa.

Pensando que milhões de empresas são criadas todos os anos, investir no mercado de criação de sites e de lojas virtuais se mostra uma opção acertada e com potencial de crescimento nos próximos anos.

Segundo o Google praticamente 100% das compras tem uma influencia da internet, seja alguém que viu um produto no offline, pesquisou no online e acabou comprando no offline, ou vice-e-versa.

Neste cenário, apostar no marketing digital e no mercado de criação de sites é uma opção viável e com um amplo mercado disponível.

Software Próprio

Com tantas opções, muito melhor de saber o que é franquia é encontrar uma franquia que conta com o desenvolvimento de um software próprio e exclusivo dedicado à criação de sites, lojas virtuais, blogs e portais de notícias é a união de fatores que pode impulsionar o mercado e promover o desenvolvimento pessoal de quem busca ser dono do próprio negócio.

Ter uma ferramenta própria para desenvolver sites é mais vantajosa do que utilizar serviços gratuitos, como o WIX e o WordPress, porque permite uma customização maior e a adaptação adequada ao modelo de negócios desejado por cada empresa.

Suporte

Além disso, todo o suporte técnico por trás de uma franquia digital é garantia de ajuda para os empreendedores menos experientes e que não abrem mão de terem a própria empresa sem precisarem de uma equipe inteira para dar o apoio logístico, financeiro, jurídico e de desenvolvimento.

Para quem deseja entrar no mundo do empreendedorismo, apostar em uma franquia digital aparece como uma das melhores opções dos últimos anos.

Além de ter um mercado promissor pela frente, as franquias digitais que envolvem criação de sites, por exemplo, já trazem um modelo de sucesso consolidado, testado e aprovado pelo consumidor.

Assim, o franqueado já “corta caminho” em direção ao sucesso, pula as etapas de testes, que normalmente são mais dolorosas (porque é neste momento que vêm as críticas mais pesadas) e aproveita o conhecimento e treinamento da franqueadora para desenvolver um negócio próprio.

Apostar em uma franquia é a garantia de ter um suporte por trás, que vai oferecer apoio jurídico, financeiro, tecnológico, marketing, administrativo e de desenvolvimento de softwares que sejam capazes de auxiliar na gestão da empresa.

Se você precisar de ajuda para escolher a melhor franquia para investir, ou simplesmente deseja abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdade e crescer, fique à vontade para falar conosco.

Treinamento

Um dos maiores erros no mundo das franquias é a falta de treinamento.

Clientes evoluem e mudam constantemente, é papel das franquias manter-se atualizado e oferecer para todos os seus Franqueados um treinamento para manter a qualidade e perfeição dos seus serviços.

A High Sales considera o treinamento algo fundamental para que cada cliente tenha acesso a serviços de qualidade, oferecidos por pessoas altamente treinadas e preparadas para agir em qualquer situação.

A frequência do treinamento pode variar de franquia para franquia e o tipo de treinamento também.

Precisa de ideias para treinamentos? Uma franquia pode oferecer treinamento de vendas, de software, de atendimento, execução, marketing e muito mais!

Gostou do nosso conteúdo sobre O que é franquia? Esse artigo foi uma contribuição das Franquias de Marketing Digital High Sales.

Perfis nas redes sociais Facebook, no LinkedIn, no Instagram ou no YouTube!

Se você precisar de ajuda para empreender e quer fazer as escolhas certas para o seu investimento, conquistar a independência financeira e ganhar a liberdade que você tanto sonhou, pode mandar uma mensagem para a nossa equipe que ficaremos felizes em te ajudar!

A missão das Franquias de Sucesso High Sales é difundir o empreendedorismo ajudando pessoas e negócios a performarem as vendas com marketing digital.

Transforme suas ideias em performance digital!

Assine nossa news!

 ASSINAR NEWSLETTER

+News

Você tem uma ideia inovadora com potencial para se tornar um negócio de impacto?
Hub de ideias

Contribua com a sua ideia!

Você tem uma ideia inovadora com potencial para se tornar um negócio de impacto?
20/08/2019
 
Eventos

Vendas: a força motriz das startups de sucesso

Especialista em vendas vai compartilhar seu expertise no Master Class de Vendas, marcado para 25 de outubro na Sala de Treinamentos do Inaitec.
14/10/2019
 
Eventos

Workshop: Empreendedorismo e propósito

Quais habilidades como empreendedores vamos precisar desenvolver para navegar no mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo que vivemos?
27/08/2019
 
Posts

Vem pro ecossistema de inovação!

Como você pensa no futuro das cidades? Nós, do Inaitec, acreditamos que as cidades do amanhã devem ser planejadas agora, com inovação.
20/08/2019
 
Hub de ideias

Que tal um aplicativo para montar seu jardim nativo?

O Brasil está vivendo um momento onde seus pulmões estão sendo afetados. Nas cidades faltam árvores, parques e jardins. Nossa ideia é poder fazer das dos centros urbanos, pequenas florestas caseiras.
23/09/2019
 
Eventos

Meetup Smart Cities

Inaitec apresenta nova marca em evento sobre cidades inteligentes.
19/08/2019
 
Eventos

MeetUp Mobilidade - Contexto social, Tecnológico, Desafios e Oportunidades

Depois de falar sobre smart cities, nosso próximo encontro debaterá os desafios e oportunidades da mobilidade urbana, com a presença da montadora Renault.
17/09/2019
 
Eventos

Inovação na era do protagonismo do cliente

Inovação = Tecnologia + Conexão Humana
14/10/2019