
O que é Inovação Sistêmica de Produtos?
03/09/2020
Apesar de envolver riscos que inicialmente podem gerar desmotivação, inovar é muito mais seguro do que ficar parado, afinal a sobrevivência no mundo dos negócios depende diretamente de mudanças, evoluções e novidades.
Ideias ou empresas com base na tecnologia tem muito mais chances de dar certo
Perder mercado ou simplesmente desaparecer é a tendência de quem não investe na inovação, até porque atualmente a tecnologia é a principal fonte de diferenciais que um produto ou serviço pode oferecer.
As inovações podem ocorrer de duas formas:
Autônoma: quando a inovação acontece sozinha, ou seja, independe de outras inovações;
Sistêmica: quando os benefícios da inovação só acontecem se complementados por outras inovações.
A Inovação Sistêmica de Produtos
Inovações sistêmicas são aquelas que envolvem várias áreas em um negócio, contemplando uma nova mentalidade que envolve todos os níveis de uma organização. Quando se fala de novos produtos, centra-se no desenvolvimento e melhorias de funções.
Neste tipo de Inovação o consumidor ganha ainda mais destaque, pois é acompanhando as suas novas necessidades que surgem produtos inovadores ou a melhoria de produtos já existentes.
Colocando em prática a Inovação Sistêmica de Produtos
Para aplicá-la é necessário analisar e desenvolver novos processos produtivos, novas abordagens de marketing, parcerias, novas fontes de renda, entre outras. E para isso a participação dos colaboradores dos mais diversos departamentos é fundamental para encaixar informações, conhecimentos e gerar novas ideias.
Quando uma inovação é sistêmica, compreende-se que ela tem o objetivo de garantir viabilidade ao negócio, ou seja, torná-lo lucrativo de maneira duradoura e contínua.
Inovação sistêmica como uma estratégia de competitividade
A busca sistemática por oportunidades é o que nutri essa forma de inovação. Análises do cenário social e econômico, mudanças naturais ou provocadas, é a partir desses dados que os empreendedores buscam explorar novas ideias e conceitos.
A base da estratégia envolve profundas mudanças dentro das organizações, que visam unir esforços de todos os lados para transformá-los em produtos cada vez mais assertivos e competitivos.
Gostou desse tema?
Então confira o nosso vídeo do Toda Quarta dessa semana, onde convidamos o Mestre em Engenharia Mecânica com especialização em Design de Produto, Juliano Mazute para batermos um papo sobre o assunto. No vídeo ele oferece exemplos práticos e indicas livros interessantes para quem quer se aprofundar no assunto.