
Open Innovation: entenda o que é, e quais benefícios pode trazer para sua empresa
05/11/2020
O processo criativo de cada empresa depende muito da sua cultura, criar muitas regras ou limitações podem impactar negativamente no desenvolvimento de ideias. O Open Inovation vem com intuito de quebrar essas arestas, aumentar o potencial disruptivo e reunir informações, dados e conhecimentos para transformar em soluções.
O conceito surgiu na Universidade de Berkeley e o seu criador foi Henry Chesbrough, professor que atuou como executivo no Vale do Silício. Uma das principais preocupações do professor era criar uma abordagem que diminuísse a distância entre os ensinamentos acadêmicos e a prática. Essa distância normalmente se justifica devido a cultura empresarial ser mais fechada em relação à inovação. Sendo assim surgiu a necessidade de promovê-la de forma aberta, trabalhando com o esforço conjunto e alimentando novas ideias.
Quais são os benefícios da Open Innovation?
A estratégia proporciona a oportunidade de buscar um potencial inovador externo e, ao mesmo tempo, oferecer iniciativas internas da empresa, com o intuito de otimizar os resultados de desenvolvimento e criação. Desta forma, nasce um relacionamento positivo de trocas favorecendo o crescimento de ambos.
Para entender melhor o funcionamento da Open Innovation, é importante conhecer os seus benefícios.
Networking como conexão para crescimento
A iniciativa favorece a aproximação de empresas e profissionais com interesses comuns, ou seja, gera uma ótima oportunidade de desenvolvimento cooperado.
Essas conexões potencializam forças criativas, talentos e competências, tornando mais fácil a concretização de projetos. Outro benefício fundamental é a presença ativa dos acadêmicos do setor, que aproximam as universidades das empresas gerando novas ideias e empregabilidade.
Cooperação mútua
Nos planejamentos a maioria das empresas buscam focar internamente, já na Open Innovation, esse olhar envolve dois cenários diferentes:
externo > interno, quando ideias e tecnologias são buscadas no mercado para ser incorporadas aos processos da empresa;
interno > externo, quando ideias surgidas na própria empresa são agregadas aos processos de parceiros.
Eficiência, rentabilidade e melhoria de produtos
As colaborações externas reduzem os custos e oferecem mais segurança, pois dão abertura para que os melhores especialistas atuem no processo sem o investimento que isso implicaria em uma eventual contratação.
Essa cooperação auxilia na eficiência de todo o processo de inovação, pois diminui custos operacionais gerando rapidez e viabilidade no desenvolvimento de soluções.
Mas, o principal é que essa antecipação permite que o negócio teste seu produto e coloque no mercado antes da concorrência, trazendo, entre outros benefícios:
- maior quantidade de vendas com a exclusividade do mercado;
- identificação de melhorias que podem ser incorporadas;
- conquista da autoridade da marca por seu pioneirismo e inovação;
Na Open Innovation, a rentabilidade se justifica sobretudo pelo fato de esse modelo reduzir os custos e também o tempo para acessar novos produtos e tendências tecnológicas.
Como aplicá-la no seu negócio?
Entendendo o processo de implantação da Open Innovation
Aplicar a Open Innovation no seu negócio exige o conhecimento de alguns conceitos que serão fundamentais para elaborar essa estratégia. Dentre eles, podemos citar os seguintes.
Hackathons
Os hackathons são eventos que reúnem diversos profissionais da tecnologia como programadores, designers, especialistas em criação de softwares, entre outros.
O objetivo é gerar um fluxo de trabalho em forma de maratona para encontrar determinadas soluções e/ou colocar uma ideia em prática. Ele é muito indicado quando há urgência em realizar esse processo e preocupação em não perder qualidade devido ao curto prazo disponível.
Programa de Ideias
Eles podem ser desenvolvidos internamente ou de forma ampla, para toda a rede de conexões do negócio, ou seja, clientes, colaboradores, fornecedores e até mesmo entidades públicas.
É importante, porém, que se tenha uma estratégia bem definida. Direcionar o tema das ideias, por exemplo, permite que os participantes façam contribuições relevantes para o negócio.
Crowdsourcing
Muito parecido com o programa de ideias, o crowdsourcing é uma ação que visa obter novas ideias, conteúdos e, em uma escala maior, a criação de serviços/produtos a partir de contribuições buscadas em meios específicos como as comunidades virtuais.
Cocriação
A cocriação, na inovação, é a construção compartilhada de soluções. Para que ela possa ocorrer, será preciso que a empresa siga estas premissas:
- abertura de diálogo claro para que todos os objetivos sejam bem compreendidos;
- acesso mútuo aos recursos e informações do projeto;
- levantamento dos benefícios e riscos gerados por esse processo;
- ética e transparência na condução das atividades.
Compreender o conceito e os benefícios da Open Innovation é levar para a sua empresa os elementos necessários para conquistar alta performance usando a cooperatividade.