Posts

Open Innovation: entenda o que é, e quais benefícios pode trazer para sua empresa

05/11/2020
O mundo está repleto de pessoas criativas querendo concretizar suas ideias, então, porque usar somente a sua equipe para inovar?

O processo criativo de cada empresa depende muito da sua cultura, criar muitas regras ou limitações podem impactar negativamente no desenvolvimento de ideias. O Open Inovation vem com intuito de quebrar essas arestas, aumentar o potencial disruptivo e reunir informações, dados e conhecimentos para transformar em soluções.

O conceito surgiu na Universidade de Berkeley e o seu criador foi Henry Chesbrough, professor que atuou como executivo no Vale do Silício. Uma das principais preocupações do professor era  criar uma abordagem que diminuísse a distância entre os ensinamentos acadêmicos e a prática. Essa distância normalmente se justifica devido a cultura empresarial ser mais fechada em relação à inovação. Sendo assim surgiu a necessidade de promovê-la de forma aberta, trabalhando com o esforço conjunto e alimentando novas ideias.

Quais são os benefícios da Open Innovation?

A estratégia proporciona a oportunidade de buscar um potencial inovador externo e, ao mesmo tempo, oferecer iniciativas internas da empresa, com o intuito de otimizar os resultados de desenvolvimento e criação. Desta forma, nasce um relacionamento positivo de trocas favorecendo o crescimento de ambos.

Para entender melhor o funcionamento da Open Innovation, é importante conhecer os seus benefícios.

Networking como conexão para crescimento

A iniciativa favorece a aproximação de empresas e profissionais com interesses comuns, ou seja, gera uma ótima oportunidade de desenvolvimento cooperado.                 

Essas conexões potencializam forças criativas, talentos e competências, tornando mais fácil a concretização de projetos. Outro benefício fundamental é a presença ativa dos acadêmicos do setor, que aproximam as universidades das empresas gerando novas ideias e empregabilidade.   

Cooperação mútua

Nos planejamentos a maioria das empresas buscam focar internamente, já na Open Innovation, esse olhar envolve dois cenários diferentes:

externo > interno, quando ideias e tecnologias são buscadas no mercado para ser incorporadas aos processos da empresa;

interno > externo, quando ideias surgidas na própria empresa são agregadas aos processos de parceiros.

Eficiência, rentabilidade e melhoria de produtos

As colaborações externas reduzem os custos e oferecem mais segurança, pois dão abertura para que os melhores especialistas atuem no processo sem o investimento que isso implicaria em uma eventual contratação.

Essa cooperação auxilia na eficiência de todo o processo de inovação, pois diminui custos operacionais gerando rapidez e viabilidade no desenvolvimento de soluções.

Mas, o principal é que essa antecipação permite que o negócio teste seu produto e coloque no mercado antes da concorrência, trazendo, entre outros benefícios:

  • maior quantidade de vendas com a exclusividade do mercado;
  • identificação de melhorias que podem ser incorporadas;
  • conquista da autoridade da marca por seu pioneirismo e inovação;

Na Open Innovation, a rentabilidade se justifica sobretudo pelo fato de esse modelo reduzir os custos e também o tempo para acessar novos produtos e tendências tecnológicas.

Como aplicá-la no seu negócio?

Entendendo o processo de implantação da Open Innovation

Aplicar a Open Innovation no seu negócio exige o conhecimento de alguns conceitos que serão fundamentais para elaborar essa estratégia. Dentre eles, podemos citar os seguintes.

Hackathons

Os hackathons são eventos que reúnem diversos profissionais da tecnologia como programadores, designers, especialistas em criação de softwares, entre outros.

O objetivo é gerar um fluxo de trabalho em forma de maratona para encontrar determinadas soluções e/ou colocar uma ideia em prática. Ele é muito indicado quando há urgência em realizar esse processo e preocupação em não perder qualidade devido ao curto prazo disponível.

Programa de Ideias

Eles podem ser desenvolvidos internamente ou de forma ampla, para toda a rede de conexões do negócio, ou seja, clientes, colaboradores, fornecedores e até mesmo entidades públicas.

É importante, porém, que se tenha uma estratégia bem definida. Direcionar o tema das ideias, por exemplo, permite que os participantes façam contribuições relevantes para o negócio.

Crowdsourcing

Muito parecido com o programa de ideias, o crowdsourcing é uma ação que visa obter novas ideias, conteúdos e, em uma escala maior, a criação de serviços/produtos a partir de contribuições buscadas em meios específicos como as comunidades virtuais.

Cocriação

A cocriação, na inovação, é a construção compartilhada de soluções. Para que ela possa ocorrer, será preciso que a empresa siga estas premissas:

 

  • abertura de diálogo claro para que todos os objetivos sejam bem compreendidos;
  • acesso mútuo aos recursos e informações do projeto;
  • levantamento dos benefícios e riscos gerados por esse processo;
  • ética e transparência na condução das atividades.

 

Compreender o conceito e os benefícios da Open Innovation é levar para a sua empresa os elementos necessários para conquistar alta performance usando a cooperatividade.

Assine nossa news!

 ASSINAR NEWSLETTER

+News

Posts

O que é Inovação Sistêmica de Produtos?

A maioria das empresas querem inovar para crescer e consequentemente a inovação se torna uma ferramenta poderosa para aumentar a competitividade no mercado.
03/09/2020
 
Posts

Inteligência artificial: você precisa pensar nisso agora!

Você já deve ter ouvido muito falar em inteligência artificial. E está mais do que na hora de pensar mais nesse assunto para a sua empresa. Impulsionadora das tecnologias emergentes - Big Data, robótica e IoT - trata-se de um caminho sem volta, rumo ao futuro.
24/11/2020
 
Posts

A importância da comunicação institucional nas organizações nesse novo cenário

Diante das adversidades surgem novos comportamentos, ideias e tendências e a comunicação institucional pode ajudar a sua empresa a se adaptar nessa nova realidade.
06/08/2020
 
Posts

2020, um ano para colocar ideias em prática!

Você, suas ideias e nós fortalecendo essa conexão em busca de negócios de impacto.
21/01/2020
 
Posts

Como atrair o cliente certo através do seu website

Com o avanço da tecnologia, os sites estão tornando-se cada vez mais modernos e atraentes, desta forma surgiram novos formatos com objetivos diferentes, conheça alguns!
17/09/2020
 
De todas as revoluções que a humanidade já viveu, a tecnológica é a que mais trouxe mudanças nos padrões de comportamento, certo?
Posts

Incubação e laboratório para negócios de impacto

Com tantas mudanças em curso, uma coisa é certa: é preciso preparar seu negócio para o futuro!
16/06/2020
 
Eventos

Evento “Toda Quarta” volta com versão online e primeira temática será sobre RH em tempos de crise

Diante de todo o caos nunca foi tão importante cuidar das pessoas que fazem parte de uma empresa.
28/04/2020
 
Posts

Vem pro ecossistema de inovação!

Como você pensa no futuro das cidades? Nós, do Inaitec, acreditamos que as cidades do amanhã devem ser planejadas agora, com inovação.
20/08/2019
 
Você tem uma ideia inovadora com potencial para se tornar um negócio de impacto?
Hub de ideias

Contribua com a sua ideia!

Você tem uma ideia inovadora com potencial para se tornar um negócio de impacto?
20/08/2019
 
Posts

Pesquisa de satisfação: como aplicar e qual a melhor abordagem?

Ter uma cultura voltada ao cliente é essencial e a pesquisa de satisfação é o canal certo para receber sugestões, críticas e saber se a sua empresa tem alcançado o sucesso desejado.
30/07/2020
 
Posts

Mate in Box disponibiliza erva-mate a R$1,00 para incentivar consumidores a não saírem de casa

Clube de erva-mate que fica incubado no Inaitec, também se movimentou diante da luta contra o Coronavírus e disponibilizou produtos para chimarrão e tereré por apenas R$1,00.
03/04/2020
 
Eventos

Definição do Escopo de Projeto. Ferramenta + Exemplo Prático

Quantas vezes você teve uma ideia incrível, mas não colocou em prática porque não sabia por onde começar? Ou resolveu pôr e não deu nada certo?
10/03/2020
 
Como uma incubadora pode ajudar a transformar uma ideia em um negócio de sucesso.
Posts

Incubadoras: qual a importância no sucesso dos negócios

Como uma incubadora pode ajudar a transformar uma ideia em um negócio de sucesso.
28/05/2020
 
Hub de ideias

Vamos conversar sobre branding?

Sua empresa está pronta para o amanhã? Convidamos Manoela Hoffmann, CEO da Move Design, para falar sobre a importância do branding para marcas com visão de futuro.
12/12/2019
 
Posts

Com grande potencial de expansão, LIVTI está apta para o mercado e recebe graduação do INAITEC

Em 3 anos a empresa teve crescimento de 200%, gerou empregos e agora conquista mercado nível Brasil
24/06/2020
 
Eventos

Vendas: a força motriz das startups de sucesso

Especialista em vendas vai compartilhar seu expertise no Master Class de Vendas, marcado para 25 de outubro na Sala de Treinamentos do Inaitec.
14/10/2019
 
Posts

O que é Lean Startup?

Conheça esse método de criação e gerenciamento de startups, que tem como objetivo unir conceitos visando a eficiência e a redução de desperdícios.
23/07/2020
 
Posts

Due Laser, produz e doa 760 máscaras de proteção para profissionais da saúde da região da grande Florianópolis.

Empresa de máquinas de corte a laser, aproveita sua estrutura fabril paralisada e tem como objetivo produzir mais de 4 mil máscaras de proteção.
06/04/2020