
PEIEX: Programa de qualificação para exportação, potencializa aprendizado de empresários para conquistar novos mercados
21/06/2022
Como o programa é aplicado?
A metodologia do programa tem (6) etapas, organizadas para serem realizadas em 3 meses.
Logo após realizar a inscrição no programa, um grupo de especialistas analisa o perfil da empresa, considerando os respectivos critérios: a. CNPJ ativo, b. sede na Grande Florianópolis, c. possuir produto ou serviço exportável, e d. disponibilidade de tempo. Se aprovada nestes quatro critérios, a empresa é considerada inscrita e pode iniciar sua participação!
As três primeiras etapas são realizadas de forma digital e com a assistência de um especialista em comércio exterior:
- Etapa 1: manifestação de interesse,
- Etapa 2: análise do perfil exportador, e
- Etapa 3: assinatura do termo de adesão.
Com a conclusão destas etapas, além de formalizar a participação da empresa no PEIEX, agora, ela consta nas bases de atendimento da ApexBrasil – facilitando, inclusive o contato e conexões com dezenas de soluções e projetos setoriais apoiados pela agência!
Em paralelo, dá-se início ao diagnóstico de internacionalização e mapeamento de necessidades, na etapa 4. A partir de então, o PEIEX oferece mais de 55 tópicos intensivos – referentes a preparação de sua empresa para o desenvolvimento e realização de vendas internacionais! Os tópicos intensivos são realizados em formato dinâmico: (treinamento + orientações técnicas em 30 minutos). Geralmente, são realizados as tardes das quartas-feiras no Inaitec).
Ao lado da empresa durante todas as etapas, o especialista em comércio exterior designado pelo PEIEX, conduz a etapa 6, elaborando o Plano de Exportação dedicado a empresas de “bens” ou o mapa de valor, para as empresas de “serviços”, registrando assim a conclusão do programa e a preparação da empresa.
O programa, que é totalmente gratuito, está com vagas abertas e contempla os participantes com uma infinidade de orientações e tópicos intensivos com temas que envolvem a comercialização internacional. Assuntos como “Prospecção de Mercados” e “Como ser encontrado por clientes internacionais”, fazem parte dos módulos da capacitação.
Qual a contrapartida do(a) empresário(a) participante do PEIEX?
O(a) empresário(a) deve estar disponível para verificações de procedimentos e para entrevistas com os técnicos extensionistas do PEIEX. Também é fundamental a participação nos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos e produtos. O trabalho do técnico extensionista não gera ônus financeiro para a empresa.
Cases de Sucesso
Muitas empresas que estão em busca de novos mercados pelo mundo e não sabiam por onde começar, já estão obtendo diversos resultados. As capacitações em dois meses já auxiliam empresários como o Diretor Comercial, da Brasil Sul Import e Export, Ricardo Capistrano, que com os módulos da qualificação, está colocando em prática alguns processos.
“Falar da capacitação que estou recebendo é uma honra, pois além de abrir muito nossos horizontes profissionais as pessoas envolvidas em nos capacitar são de extrema competência! A capacitação trouxe muitos benefícios na aplicabilidade e entendimento dos termos usados, além de buscar novas oportunidades e ferramentas para o dia a dia da exportação! Faria tudo de novo! Parabéns é o mínimo que posso dizer a todos!"
Joselba Silveira, que também participa do projeto, gerente da empresa PrimeHaus na área de Tapetes, contou que enxergou novas possibilidades de vendas e como a capacitação desmistificou a exportação:
“O Peiex é um programa de ensino aos empreendedores que abre muito a mente para mais um departamento de vendas na empresa. Que no meu ver pode ser muito mais lucrativo em alguns casos.
Eu estudei numa faculdade e paguei caro para ter o ensino que o Peiex está oferecendo hoje, de forma compilada e colaborativa. Não tenho dúvida que vai me ajudar mesmo eu já sabendo por que me reciclar e atualizar.
E para quem nunca exportou vai tirar o medo e desmistificar exportação”
“Agradeço à oportunidade de poder fazer parte do programa de capacitação. O curso é bem completo e com informações importantes para a criação de um setor de exportação em minha empresa. Ficamos felizes em obter informações vitais para aumentar o faturamento de nossa empresa.” Thiago Focking da empresa Naturinni
Acompanhe a lista de alguns módulos e assuntos já orientados:
- Critérios de seleção de mercado;
- Acordos comerciais e seus benefícios;
- Negociação e relacionamento com clientes internacionais;
- Transporte e seguro internacionais;
- Adequação de produtos e embalagens, entre outros.
Empresários que queiram participar do programa, ainda dá tempo!
Lembrando que a iniciativa é 100% gratuita.