parque tecnológico
Posts

PEIEX: Programa de qualificação para exportação, potencializa aprendizado de empresários para conquistar novos mercados

21/06/2022
O Programa PEIEX, oferecido pela ApexBrasil, iniciou suas atividades no núcleo Grande Florianópolis no mês de janeiro através do Inaitec, Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia. A iniciativa tem como objetivo auxiliar empresas da região, fomentando a cultura exportadora e o acesso a mercados internacionais por meio de orientações e qualificações técnicas em comércio exterior.

Como o programa é aplicado?

A metodologia do programa tem (6) etapas, organizadas para serem realizadas em 3 meses.

Logo após realizar a inscrição no programa, um grupo de especialistas analisa o perfil da empresa, considerando os respectivos critérios: a. CNPJ ativo, b. sede na Grande Florianópolis, c. possuir produto ou serviço exportável, e d. disponibilidade de tempo. Se aprovada nestes quatro critérios, a empresa é considerada inscrita e pode iniciar sua participação!

As três primeiras etapas são realizadas de forma digital e com a assistência de um especialista em comércio exterior:

  • Etapa 1: manifestação de interesse,
  • Etapa 2: análise do perfil exportador, e
  • Etapa 3: assinatura do termo de adesão.

Com a conclusão destas etapas, além de formalizar a participação da empresa no PEIEX, agora, ela consta nas bases de atendimento da ApexBrasil – facilitando, inclusive o contato e conexões com dezenas de soluções e projetos setoriais apoiados pela agência!

Em paralelo, dá-se início ao diagnóstico de internacionalização e mapeamento de necessidades, na etapa 4. A partir de então, o PEIEX oferece mais de 55 tópicos intensivos – referentes a preparação de sua empresa para o desenvolvimento e realização de vendas internacionais!  Os tópicos intensivos são realizados em formato dinâmico: (treinamento + orientações técnicas em 30 minutos). Geralmente, são realizados as tardes das quartas-feiras no Inaitec).

Ao lado da empresa durante todas as etapas, o especialista em comércio exterior designado pelo PEIEX, conduz a etapa 6, elaborando o Plano de Exportação dedicado a empresas de “bens” ou o mapa de valor, para as empresas de “serviços”, registrando assim a conclusão do programa e a preparação da empresa.

O programa, que é totalmente gratuito, está com vagas abertas e contempla os participantes com uma infinidade de orientações e tópicos intensivos com temas que envolvem a comercialização internacional. Assuntos como “Prospecção de Mercados” e “Como ser encontrado por clientes internacionais”, fazem parte dos módulos da capacitação.

Qual a contrapartida do(a) empresário(a) participante do PEIEX?

O(a) empresário(a) deve estar disponível para verificações de procedimentos e para entrevistas com os técnicos extensionistas do PEIEX. Também é fundamental a participação nos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos e produtos. O trabalho do técnico extensionista não gera ônus financeiro para a empresa.

Cases de Sucesso

Muitas empresas que estão em busca de novos mercados pelo mundo e não sabiam por onde começar, já estão obtendo diversos resultados. As capacitações em dois meses já auxiliam empresários como o Diretor Comercial, da Brasil Sul Import e Export, Ricardo Capistrano, que com os módulos da qualificação, está colocando em prática alguns processos.

“Falar da capacitação que estou recebendo é uma honra, pois além de abrir muito nossos horizontes profissionais as pessoas envolvidas em nos capacitar são de extrema competência! A capacitação trouxe muitos benefícios na aplicabilidade e entendimento dos termos usados, além de buscar novas oportunidades e ferramentas para o dia a dia da exportação! Faria tudo de novo! Parabéns é o mínimo que posso dizer a todos!"

Joselba Silveira, que também participa do projeto, gerente da empresa PrimeHaus na área de Tapetes, contou que enxergou novas possibilidades de vendas e como a capacitação desmistificou a exportação

“O Peiex é um programa de ensino aos empreendedores que abre muito a mente para mais um departamento de vendas na empresa. Que no meu ver pode ser muito mais lucrativo em alguns casos.

Eu estudei numa faculdade e paguei caro para ter o ensino que o Peiex está oferecendo hoje, de forma compilada e colaborativa. Não tenho dúvida que vai me ajudar mesmo eu já sabendo por que me reciclar e atualizar.

E para quem nunca exportou vai tirar o medo e desmistificar exportação”

“Agradeço à oportunidade de poder fazer parte do programa de capacitação. O curso é bem completo e com informações importantes para a criação de um setor de exportação em minha empresa. Ficamos felizes em obter informações vitais para aumentar o faturamento de nossa empresa.” Thiago Focking da empresa Naturinni

Acompanhe a lista de alguns módulos e assuntos já orientados:

  • Critérios de seleção de mercado;
  • Acordos comerciais e seus benefícios; 
  • Negociação e relacionamento com clientes internacionais;
  • Transporte e seguro internacionais;
  • Adequação de produtos e embalagens, entre outros.

Empresários que queiram participar do programa, ainda dá tempo! 

Lembrando que a iniciativa é 100% gratuita.

Inscreva-se aqui

Assine nossa news!

 ASSINAR NEWSLETTER

+News

Posts

Inteligência artificial: você precisa pensar nisso agora!

Você já deve ter ouvido muito falar em inteligência artificial. E está mais do que na hora de pensar mais nesse assunto para a sua empresa. Impulsionadora das tecnologias emergentes - Big Data, robótica e IoT - trata-se de um caminho sem volta, rumo ao futuro.
24/11/2020
 
Posts

INAITEC e Secretaria de desenvolvimento econômico criam programa “Emprega Palhoça” que já conta com 20 mil currículos cadastrados e 200 vagas disponíveis

A plataforma tem como objetivo aproximar profissionais que buscam por oportunidades à empresas interessadas em contratar novos talentos. Desta forma, conectam candidatos a vagas de trabalho e oferecem capacitação a quem busca desenvolvimento profissional.
20/05/2021
 
Eventos

Vendas: a força motriz das startups de sucesso

Especialista em vendas vai compartilhar seu expertise no Master Class de Vendas, marcado para 25 de outubro na Sala de Treinamentos do Inaitec.
14/10/2019
 
Hub de ideias

Vamos conversar sobre branding?

Sua empresa está pronta para o amanhã? Convidamos Manoela Hoffmann, CEO da Move Design, para falar sobre a importância do branding para marcas com visão de futuro.
12/12/2019
 
Posts

Inaitec fica entre as 4 instituições de Santa Catarina que poderão ser beneficiadas pela FINEP

Na última segunda-feira, 02/05, saiu o resultado da primeira etapa do projeto da FINEP, (Financiadora de Estudos e Projetos), onde o Inaitec foi habilitado juntamente com mais quatro intuições de Santa Catarina como beneficiárias.
09/05/2022
 
Posts

Pesquisa de satisfação: como aplicar e qual a melhor abordagem?

Ter uma cultura voltada ao cliente é essencial e a pesquisa de satisfação é o canal certo para receber sugestões, críticas e saber se a sua empresa tem alcançado o sucesso desejado.
30/07/2020
 
Eventos

Evento “Toda Quarta” volta com versão online e primeira temática será sobre RH em tempos de crise

Diante de todo o caos nunca foi tão importante cuidar das pessoas que fazem parte de uma empresa.
28/04/2020
 
Posts

PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) será lançado oficialmente na Grande Florianópolis dia 19/04

Tem curiosidade em saber como negociar o seu produto em outros países?
18/04/2022
 
Posts

Due Laser, produz e doa 760 máscaras de proteção para profissionais da saúde da região da grande Florianópolis.

Empresa de máquinas de corte a laser, aproveita sua estrutura fabril paralisada e tem como objetivo produzir mais de 4 mil máscaras de proteção.
06/04/2020
 
Posts

A importância da comunicação institucional nas organizações nesse novo cenário

Diante das adversidades surgem novos comportamentos, ideias e tendências e a comunicação institucional pode ajudar a sua empresa a se adaptar nessa nova realidade.
06/08/2020
 
Posts

O que é Inovação Sistêmica de Produtos?

A maioria das empresas querem inovar para crescer e consequentemente a inovação se torna uma ferramenta poderosa para aumentar a competitividade no mercado.
03/09/2020
 
Posts

INAITEC começa 2022 com novas parcerias

Aqui no ambiente de inovação do INAITEC as novas empresas recebem diversos tipos de assessoria, além de plataformas tecnológicas para desenvolver suas ideias
16/02/2022
 
Posts

Empresa Viewy oferece apoio tecnológico de comunicação e monitoramento para operação da Defesa Civil de Florianópolis na luta contra o Coronavírus

A Viewy Desenvolvimento e Tecnologia, empresa incubada aqui no Inaitec, fez parte da força tarefa de conscientização da população que continuava frequentando as praias de Florianópolis.
25/03/2020
 
Hub de ideias

Que tal um aplicativo para montar seu jardim nativo?

O Brasil está vivendo um momento onde seus pulmões estão sendo afetados. Nas cidades faltam árvores, parques e jardins. Nossa ideia é poder fazer das dos centros urbanos, pequenas florestas caseiras.
23/09/2019
 
Posts

Prototipando a Quebrada - Projeto que viabiliza educação tecnológica em periferias é um dos novos incubados do INAITEC

Através de iniciativas como cursos e oficinas voltadas para a tecnologia, projeto promove desenvolvimento profissional de jovens e adolescentes de comunidades da Grande Florianópolis.
12/04/2021
 
Posts

Parceria Institucional como estratégia de crescimento

As parcerias facilitam a articulação de estratégias, fortalecem relações e impulsionam vendas, possibilitando colocar projetos em prática e garantir bons resultados para os dois lados.
20/08/2020
 
Posts

Startup voltada para a produção e pesquisa do Grafeno é uma das mais novas incubadas do INAITEC!

Oferecer o ambiente ideal como centro de inovação colaborativa que permite que a ciência, negócios e empreendedorismo se conectem, é o nosso objetivo. Se você tem alguma ideia que incentiva soluções inovadoras com foco em um futuro sustentável, nós estamos de portas abertas para te conhecer.
12/03/2021
 
Posts

Mate in Box disponibiliza erva-mate a R$1,00 para incentivar consumidores a não saírem de casa

Clube de erva-mate que fica incubado no Inaitec, também se movimentou diante da luta contra o Coronavírus e disponibilizou produtos para chimarrão e tereré por apenas R$1,00.
03/04/2020