
Pesquisa de satisfação: como aplicar e qual a melhor abordagem?
30/07/2020
Muitas empresas investem mais em atrair novos clientes e acabam esquecendo da importância de fidelizar os que já se relacionaram com o seu produto ou serviço. Outras já se preocupam em oferecer diferenciais e manter os clientes satisfeitos, porém não sabem exatamente como localizar seus pontos de melhora e chegar ao encantamento de clientes.
Estudar o perfil do seu público é o primeiro passo para entender melhor suas expectativas, necessidades e comportamentos, desta forma fica muito mais fácil aplicar ações e descobrir qual a melhor estratégia de abordagem.
Experiências que geram emoções oferecem mais chances de fidelizar clientes
Ter um ótimo pós-venda e um atendimento de qualidade não é mais do que a obrigação no mercado de hoje. Para se destacar de verdade o ideal é surpreender!
Por isso as empresas estão cada vez mais se aprofundando em estudos sobre o comportamento humano, visando despertar emoções através de estratégias criativas que acabam por fidelizar os clientes de vez.
Essas estratégias ficaram conhecidas como encantamento de clientes e muitas empresas investem milhões para criarem experiências surreais, oferecendo um relacionamento diferenciado com o objetivo de fortalecer a aproximação entre cliente e empresa.
A importância de identificar os pontos de melhora
Um dos principais fatores positivos das pesquisas de satisfação é que normalmente elas não precisam ter a identificação do cliente, desta forma os feedbacks acabam sendo sinceros e verdadeiros.
Com certeza a maioria das empresas buscam se aprimorar diariamente, mas diante da demanda de trabalho acabam não observando algumas falhas durante esse processo. Mas com os retornos da pesquisa é possível identificar e direcionar esforços de maneira mais assertiva, e ainda faz com que o cliente se sinta valorizado, pois vê que a sua opinião é importante e que pode ser ouvida.
Que tipos de perguntas devem constar na pesquisa de satisfação?
Isso depende muito de segmento para segmento, mas normalmente seguem a mesma linha de raciocínio, saber se o que você ofereceu realmente agradou ao público e se tem alguma forma de melhorar. Seguem algumas sugestões!
Você ficou satisfeito com o serviço? Oferecemos o suporte necessário? Você voltaria a comprar os nossos produtos? Como foi a sua experiência com o nosso atendimento? Você tem alguma sugestão de melhoria?
Quer se aprofundar no assunto? Então te convido a assistir o nosso vídeo do Toda Quarta dessa semana com a especialista Josielly Lima Guimarães!