
Prototipando a Quebrada - Projeto que viabiliza educação tecnológica em periferias é um dos novos incubados do INAITEC
12/04/2021
O Programa de incubação do INAITEC busca apoiar empreendedores com ideias inovadoras que causam impactos positivos na sociedade, integrando neste processo o conhecimento, a pesquisa e o empreendedorismo. Como é o caso do Jefferson Lima, fundador do Prototipando a Quebrada, projeto que visa aproximar o mundo da tecnologia da realidade das periferias através da educação.
Para você conhecer melhor esse projeto que leva diariamente perspectiva de mudança a muitos jovens, batemos um papo com o Jefferson, que prefere ser chamado de Jeff, sobre toda a trajetória dessa ideia inovadora e repleta de amor.
Como nasceu o Prototipando a Quebrada?
"Eu venho da periferia de São Paulo e gosto de pensar que a Educação muda a vida das pessoas, afinal mudou a minha. Acabei vindo para Florianópolis para fazer um mestrado e Idealizei o Prototipando a Quebrada ao longo da minha experiência como educador. Foi assim que notei como a tecnologia impacta e encanta os alunos.
Após a entrada no mundo da inovação e empreendedorismo, percebi que podia unir as duas coisas e ajudar pessoas a terem um futuro melhor. Assim resolvi levar o projeto para mais de 10 comunidades e impactar mais de 200 famílias desde 2018."
Um projeto de transformação tecnológica e social
O Prototipando a Quebrada é um projeto de educação tecnológica e profissional que atua em rede nas periferias, comunidades e favelas da Grande Florianópolis. Oferecemos oficinas de tecnologia - robótica, jogos digitais, produção audiovisual e animação - para crianças e adolescentes.
Desenvolvemos também um projeto de onboard voltado para a tecnologia, pensando na atuação profissional desses adolescentes no mercado de trabalho.
Desta forma, buscamos unir a educação disruptiva e descentralizada favorecendo a capacitação tecnológica, para que o jovem tenha condições de ingressar no mundo corporativo da tecnologia.
Onde o Prototipando a Quebrada quer chegar?
Queremos ser a maior formadora de profissionais e apaixonados por tecnologia oriundos das periferias do Brasil. Nosso objetivo é democratizar o acesso à tecnologia viabilizando a capacitação, abrindo os espaços tecnológicos para todos e diversificando os profissionais da área.
Parceia Inaitec + Prototipando a Quebrada
A parceria com o INAITEC surgiu a partir da ideia de criar o primeiro polo de formação em tecnologia focado no público das periferias da região. Agora estamos com um espaço do terceiro andar do prédio do INAITEC, buscando organizar as turmas e colocar em prática a ideia de forma online devido as questões da pandemia.
Nós escolhemos o INAITEC, pois ter uma parceria com uma incubadora é um processo que ajuda a desenvolver o ecossistema e facilita o nosso acesso a uma serie de oportunidades de crescimento. Além disso, fortalece a nossa ideia de disseminar outros polos tecnológicos de capacitação em outros espaços.
Ficamos muito felizes pelo INAITEC ter abraçado a nossa causa e entender a potencialidade da ideia. Agora vamos ter mais estrutura para mudar essa escassez de profissionais de tecnologia e muito melhor se conseguirmos gerar oportunidades para a galera da comunidade.
Como a sociedade pode ajudar?
Hoje somos mais de 25 pessoas, entre voluntários e organizadores, que fazem o prototipando acontecer em mais de 3 municípios da grande Florianópolis.
O projeto está sempre aberto para receber voluntários e apoiadores, atualmente contamos com entusiastas e apoiadores que também acreditam no projeto. Alguns deles são: Impact Hub, Involves, Secretaria de Desenvolvimento de São José, Cidade Pedra Branca, Inaitec, Faculdade CESUSC e Dual System.
Temos também o projeto Adote o PaQ que recebe aporte direto para manter as oficinas acontecendo. Se o pessoal quiser conhecer um pouco mais pode seguir o @prototipandoaquebrada nas redes.