
INAITEC e Secretaria de desenvolvimento econômico criam programa “Emprega Palhoça” que já conta com 20 mil currículos cadastrados e 200 vagas disponíveis
20/05/2021
Tantas pessoas precisando de trabalho e inúmeras vagas precisando ser preenchidas, essa realidade não é de hoje, mas a aceleração tecnológica causada pela crise da pandemia trouxe uma solução inovadora para essa questão.
Localizar profissionais capacitados e que se encaixem no perfil desejado, sempre foi um desafio do mercado de trabalho na hora da contratação. Muitas vezes, por dificuldade de divulgação, empresas não conseguem fazer processos seletivos adequados e a contratação se torna um dilema. O resultado disso é o aumento da circulação de colaboradores pelas empresas e consequentemente, a dificuldade de profissionais capacitados localizarem oportunidades.
O objetivo da Iniciativa
Visando fortalecer a empregabilidade e criar um canal de comunicação direto entre os palhocenses que estão procurando emprego e as empresas que estão precisando de mão de obra, nasce o “Emprega Palhoça”.
O objetivo da iniciativa é localizar quem está pronto para a vaga e encaminhar para a empresa contratante, assim como oferecer desenvolvimento profissional para quem está em busca de aperfeiçoamento. A plataforma proporciona cursos em diversas áreas e apoio aos candidatos, já para as empresas que estão com dificuldades de contratação são oferecidas orientações, praticando assim, a economia multivalor de forma efetiva.
Como funciona?
Uma empresa conveniada abre uma vaga junto a plataforma, recebe currículos (já cadastrados e revisados por profissionais) até encontrar o candidato ideal. A empresa não paga nada por este serviço, apenas tem o compromisso de informar os motivos dos descartes de cada candidato e quem foi contratado (quando for o caso), sob pena de não receber novos currículos;
Resultados
Atualmente, o banco de dados da plataforma já conta com mais de 20 mil currículos cadastrados e há cerca de 200 vagas abertas em diferentes áreas de atuação como: recepcionista de hotel, ajudante de pedreiro, jovem aprendiz, analista de departamento pessoal e atendente de call center.
Vantagens para as empresas:
-
A divulgação das vagas é totalmente gratuita;
-
O nome da empresa não é divulgado;
-
Não existe um limite de vagas por empresa;
-
A empresa receberá os currículos por e-mail, já com uma triagem prévia.
Por ser uma plataforma que age de forma direta em prol da empregabilidade, não existe nenhum envolvimento financeiro. As empresas que optarem em utilizar os serviços têm como única contrapartida informar quem foi contratado e os motivos para os demais não terem sido aproveitados.
“Esta informação é importante porque os candidatos não selecionados vão passar por cursos para aperfeiçoar o currículo, dentro do programa Qualifica Palhoça. É uma forma que nós encontramos para credenciar esses candidatos às próximas vagas que venham a ser ofertadas”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt.
A plataforma
A plataforma usada é da Kombo, uma RHTech brasileira, pioneira no desenvolvimento de sistemas completos para a área de Gestão de Pessoas, totalmente on-line, multi-empresa, multi-usuário e com módulos integrados ajudando o RH a ser mais estratégico.
Para obter informações mais detalhadas, basta acessar o site empregapalhoca.com.br ou entrar em contato pelo e-mail [email protected].