
Técnicos do PEIEX, núcleo Grande Florianópolis, se destacam por capacitarem grandes empresas para exportação.
12/07/2023
O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é uma iniciativa desenvolvida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com instituições locais, com o objetivo de capacitar empresas para o processo de exportação.
No caso do núcleo Grande Florianópolis, o executor do programa é o INAITEC (Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia), local onde os técnicos e parceiros estão envolvidos na capacitação de empresas, para que elas possam ingressar no mercado internacional. O PEIEX oferece gratuitamente treinamento especializado nas áreas relacionadas à exportação, como marketing internacional, logística, adaptação de produtos e serviços às exigências dos mercados externos, entre outros.
Técnicos inovaram com material focado em empresas softwares e serviços
O corpo de capacitação do programa conta com dez profissionais experientes, sendo oito técnicos extensionistas e dois parceiros, orientados pelo gestor do PEIEX do núcleo Grande Florianópolis, Luís Gustavo Peles. Desta forma, identificam as suas necessidades e fornecem as orientações de acordo com o seu segmento, para que possam se preparar e iniciar suas atividades de exportação de forma eficiente e competitiva.
Os técnicos do PEIEX também ganharam destaque por serem pioneiros no desenvolvimento de um material de capacitação para exportação específico, focado em empresas de software e serviços, que foi entregue para a ApexBrasil em abril deste ano.
O desenvolvimento desse material reforça o papel do INAITEC como referência em qualificação para exportação de empresas de software e serviços.
Grandes empresas atendidas
O programa já atendeu mais de 120 empresas dos mais diversos tipos de segmentos, entre elas algumas empresas de destaque como: Altipisos, Biocelltis, Olsen, Indata Pack, Add Motion, Evolve Boats, Mastro D’Ascia, BIO6 Sustentável, entre outras. O PEIEX busca auxiliar as instituições de todos os portes a superar desafios e barreiras encontradas no processo de internacionalização, aumentando suas chances de sucesso em novos mercados pelo mundo.
Kátia Regina de Macedo, é técnica do PEIEX e explica que os empresários atendidos estão em vários estágios no processo de internacionalização, mas garante que a didática das capacitações atendem a todos os interessados, independente do seu nível de conhecimento sobre mercado externo.
“Nosso trabalho é mostrar o passo a passo da exportação para empresas de todos os tamanhos. Fazer o empresário descobrir se a internacionalização é viável, ou não. Temos um ótimo feedback das empresas que finalizam o programa, já que todos estão querendo se lançar no mercado externo. Mesmo que as empresas não comecem a exportar no curto prazo, já sentem que é uma possibilidade factível para um futuro próximo” comenta Kátia.
Uma das empresas atendidas foi a Nano Endoluninal, que fabrica produtos hospitalares e já está se preparando para a exportação.
“Curtimos muito todo o processo de capacitação e a equipe está de parabéns, pois fizeram parte desse primeiro passo super importante da nossa jornada. A troca de conhecimento foi espetacular, tivemos muita acessibilidade e atenção dos técnicos envolvidos.” compartilha Manoella Moreira, responsável pelo marketing da Nano.
Outra oportunidade que o programa oferece é a conexão para networking através da participação de eventos e missões, o que foi o caso da Druget que participou da BEYOND Expo em Macau na China.
“Foi uma experiência muito enriquecedora participar do PEIEX, além do conhecimento, tivemos a experiência fantástica de fazer contatos com parceiros fora do país e visitamos os centros de pesquisa e indústria da medicina tradicional chinesa.” Comemora Lorane, CEO da Druget.
Parceiras trazem novas linhas de conhecimento
Alison Autino, Advogada Internacionalista especialista em Propriedade Intelectual, do escritório DSF advogados, atua como parceira do programa desde a primeira edição em 2016/2019.
“Realizamos treinamentos em “Contratos Internacionais e prevenção de riscos na internacionalização” e neste segundo ciclo, acrescentamos o tema “Marcas e Patentes nas exportações” com o objetivo de sensibilizar as empresas sobre a importância da proteção dos seus ativos no processo.” relata Alison.
O contato direto com as empresas promove um ambiente de comunicação muito rico, que permite mapear com facilidade as “novas dores” dos empreendedores, o que é o caso da LGPD. A Lei Geral De Proteção De Dados, se tornou outro tema importante e que causa bastante dúvidas, então agora também conta com uma especialista na área para orientação.
Rafaela Baldissera é Especialista em Segurança Digital, Governança e Gestão de Dados e Membra da Comissão de Direito Digital OAB/SC e também vem compartilhando conhecimento junto ao grupo de empresários.
“Eu dou workshops que abordam desde uma leve conscientização sobre a importância dos dados dentro da política de boas práticas de uma empresa, até uma criação em conjunto de um manual de adequação. Ensino também as empresas a fazerem um mapeamento de dados e entenderem onde podem ocorrer problemas se não observada a legislação. Por fim, é muito importante destacar que a segurança digital e governança para auxiliar as empresas a atuarem em conformidade e evitarem vazamento de dados ou golpes digitais.” complementa Rafaela.
A importância da realização do PEIEX
Ao capacitar empresas da região para a exportação, o PEIEX contribui para o desenvolvimento econômico local, gerando empregos, aumentando a competitividade das empresas e promovendo a inserção do Brasil no comércio global. Além disso, o programa também estimula a diversificação das exportações brasileiras, permitindo que mais empresas tenham acesso aos benefícios e oportunidades oferecidos pelo mercado internacional.
Jurema Pacheco Marques é uma das técnicas responsáveis pelo segmento de bens, e explica que as capacitações ajudam a expandir a cultura exportadora na mente de cada empresário.
“É uma satisfação muito grande poder mostrar para as empresas que existe um universo de possibilidades no exterior e que elas podem, sim, de forma planejada, levar o seu produto ou serviço além das fronteiras nacionais, desmistificando as dificuldades e burocracias.”